IRÃ ACUSA ISRAEL DE PARTICIPAÇÃO NO ATAQUE TERRORISTA EM AHVAZ


No último sábado, 22, homens armados atacaram um desfile militar na cidade iraniana de Ahvaz, que fica na zona oeste do país. O atentado matou 29 pessoas.

Em poucas horas, o grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS) e o Movimento Árabe de Libertação de Ahvaz (ANR) reivindicaram o ataque.

Yacoub Hor al-Tostari, porta-voz do ANR, disse à agência Associated Press que o seu grupo quer a independência da região sul do Irã.

Além de diversos civis que assistiam ao desfile, o ataque matou oito membros da Guarda Revolucionária, o grupo de elite do país. O desfile comemorava a Semana da Sagrada Defesa, em referência à guerra entre o Irã e o Iraque que se desenrolou entre 1980 e 1988.

Ahvaz, a cidade onde se deu o ataque, é a capital do Cuzistão, uma das 31 províncias do Irã, com 4,7 milhões de habitantes, e é a única em que a maioria da população é sunita e de origem árabe e não persa, como no resto do país.

PROFETIZANDO

Um dia depois do atentado, no final da tarde do domingo, publiquei no Facebook um comentário dizendo que até aquele momento o Irã ainda não havia acusado Israel.

Mas foi uma questão de tempo. Na manhã desta segunda-feira, 24, mesmo com o ISIS e o ANR assumindo a autoria, Hossain Salami, vice-chefe da Guarda Revolucionária do Irã, acusou os Estados Unidos e Israel como responsáveis pelo ataque, dizendo que o Irã responderá ao ataque de forma “devastadora”.

Profetizar a reação dos inimigos de Israel não é tarefa das mais difíceis, pois eles são por demais previsíveis.

ANDS | AP | EURONEWS

Um comentário sobre “IRÃ ACUSA ISRAEL DE PARTICIPAÇÃO NO ATAQUE TERRORISTA EM AHVAZ

Deixe um comentário