Tomás de Torquemada e a selfie do Diabo


Proposta de como será instalada a estátua do Diabo, em Segóvia, Espanha.

Tomás de Torquemada foi o líder maior da Inquisição Espanhola, cargo para o qual foi designado pelo Papa Inocêncio VIII. Violento e sádico, Torquemada perseguiu não só judeus como também qualquer um que fosse suspeito de agiotagem, bigamia, homossexualismo ou bruxaria.

Os “suspeitos” eram enviados para calabouços onde eram açoitados e torturados sob as vistas do religioso, que acompanhava tudo, rezando.

Sob orientação e supervisão de Torquemada, os carrascos aplicavam parafusos nos polegares dos presos, arrancavam unhas e dilaceravam a pele com pinças em brasa. Mulheres suspeitas de bruxaria eram despidas, para que os carrascos procurassem tatuagens de pentagramas, consideradas “marcas do diabo” (“stigmata diaboli“).

Depois de arrancadas as confissões, os “hereges” eram enviados a julgamento em praça pública. Mais de 10 mil judeus e outros pobres coitados, acusados de feitiçaria ou heresia, foram condenados à fogueira.

Até hoje é incerto o número de pessoas que foram realmente executadas pela Inquisição Espanhola, mas foi tão grande a carnificina que próprio Vaticano, assustado, pediu moderação ao religioso. Torquemada ignorou a reprimenda e continuou a agir da mesma forma.

Em 1494, cansado de tudo aquilo, o Papa Alexander VI acabou por destituí-lo do cargo. Magoado, Torquemada retirou-se para o Mosteiro de São Tomás de Aquino, onde, em 1498, veio a falecer. Tinha 78 anos e muito sangue nas mãos.

Tomás de Torquemada iniciou sua carreira eclesiástica em Segóvia, cidade onde um dos símbolos é, acreditem, o Diabo. Conta a lenda que o aqueduto de Segóvia foi construído numa única noite, pelo Diabo, a pedido de uma jovem que lhe prometeu a alma.

Agora, passados 520 anos da morte do facínora, a cidade se prepara para inaugurar uma escultura que está despertando muita polêmica.

Na peça, de extremo mau gosto, Ha Satan, o adversário dos judeus, aparece sorridente a segurar um smartphone. O local escolhido para a instalação fará com que pareça que ele está fazendo uma selfie, tendo a cidade ao fundo.

Pelo projeto, a estátua não ficará muito distante do Convento de Santa Cruz, Igreja onde Tomás de Torquemada foi prior no início da sua sanguinária carreira.

ANDS | BBC

Faça sua doação para apoiar o Notícias de Sião
donate-jpg

2 comentários sobre “Tomás de Torquemada e a selfie do Diabo

  1. O que pretendem afinal ??! Obrigar as pessoas a saberem….Caminhou sobre estas terras um ser bípede confundido muitas vezes como um ser humano, com seríssima dificuldade de comunicação e convivência entre eles. Tamanho foi sua decepção e desgosto que terminou por implodir-se

    Curtir

Deixe um comentário