F-16 ISRAELENSE ABATIDO NO NORTE DO PAÍS

ISRAEL ABATE DRONE IRANIANO

Sirenes soaram no norte de Israel durante a manhã deste sábado como resultado de um forte ataque antiaéreo sírio. Explosões foram ouvidas na região do Vale de Bekaa, na fronteira com a Síria.


Restos do F-16 israelense perto do Kibutz Harduf no Vale de Jezreel

Um avião iraniano não tripulado entrou no território israelense da Síria no início da manhã de sábado e foi abatido pela Força Aérea de Israel, em um incidente que os militares chamavam de “violação grave e irregular da soberania israelense”. Em resposta à violação, a força aérea atingiu o Irã. e alvos militares sírios na Síria.

O exército sírio atacou os jatos israelenses com pesado fogo antiaéreo derrubando um avião de combate F-16 e as sirenes de alerta foram acionadas em todos os povoados judaicos nas colinas do Golan e no Vale do Jordão.

O exército disse que os pilotos da F-16 foram expulsos depois de serem atacados por mísseis. Um dos pilotos foi gravemente ferido durante a ejeção, enquanto o outro sofreu ferimentos leves. O F-16 caiu nas proximidades do Kibutz Harduf, no Vale de Jezreel.

Sirenes soaram no norte de Israel durante a manhã, como resultado do enorme fogo antiaéreo sírio. Explosões foram ouvidas na região do Vale de Bekaa, na fronteira com a Síria. Um dos mísseis antiaéreo sírio caiu em território israelense sem causar danos.

Ronen Manelis, porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF na sigla em inglês) disse que Israel responsabiliza o Irã pelo incidente.

“Este é um grave ataque iraniano em território israelense. O Irã está arrastando a região para uma aventura na qual não sabe como pode acabar”, disse Manelis em uma declaração especial. “Os responsáveis por este incidente pagarão por isso”.

A TV estatal da Síria disse que suas defesas aéreas responderam a novos ataques israelenses perto da capital Damasco. Sirenes foram ouvidas em todo o norte de Israel, mas até agora não há registro de danos a alvos físicos ou humanos.

O Chefe do Estado-Maior das IDF, general Gadi Eisenkot, e o chefe da Força Aérea, o major-general Amikam Norkin, lideraram as operações à partir da sede do exército em Tel Aviv, com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu realizando avaliações de segurança e aprovando operações em tempo real.

“As IDF estão acompanhando a situação e está totalmente preparado para novas ações de acordo com as decisões e as necessidades”, disseram os militares.

O drone foi identificado quando sobrevoava o espaço aéreo israelense por volta das 4 da manhã, provocando alarmes na região de Beit Shean, perto do Mar da Galileia. Foi identificado pelas defesas aéreas e derrubado por um helicóptero Apache ao entrar no território israelense. O exército disse que os restos do drone encontram-se numa base israelense onde especialistas estão a investiga-los.

As IDF disseram que atacaram a base aérea militar de Tiyas, perto de Palmyra, no centro do país, local de onde partiu o drone. Um porta-voz do exército descreveu a ação como “um ataque cirúrgico complicado”.

A força aérea foi encontrada com forte fogo antiaéreo sírio. Durante a atividade, um F-16 visado por mísseis antiaéreos caiu em território israelense, caindo perto do Kibutz Harduf no Vale de Jezreel.

“Pouco depois das 6 da manhã, ouvimos explosões”, disse Shaul Pinkerfeld, o agente de segurança do Kibbutz Harduf à agência Walla. “Acordamos e entendemos que havia um avião ou os restos de um avião em chamas perto da entrada do kibutz” disse Pinkerfeld. “Não houve instruções especiais para os moradores, mas a entrada e saída do kibutz estão suspensas”, concluiu o agente.

ANDS | TIMES OF ISRAEL | WALLA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s