AMEAÇA ISLÂMICA

ISRAEL EVITOU DEZENAS DE ATAQUES TERRORISTAS NA EUROPA

Israel barrou dezenas de aviões onde viajavam passageiros com intenção de repetir na Europa ataques semelhantes aos realizados nos Estados Unidos em setembro de 2001. A informação foi dada a conhecer pelo primeiro-ministro de Israel.


Netanyahu com representantes da OTAN na conferência de imprensa em Jerusalém

INTELIGÊNCIA ISRAELENSE: AS FORÇAS DE DEFESA DA EUROPA.

Sem entrar em detalhes – pelo menos publicamente – o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse na manhã desta terça-feira, 9, que Israel impediu aviões sequestrados de serem lançados sobre cidades europeias. A notícia foi avançada pelo jornal The Times of Israel.

“Nós, através dos nossos serviços de inteligência, fornecemos informações que pararam várias dúzias de ataques terroristas importantes, muitos deles em países europeus”, disse Netanyahu a diplomatas estrangeiros reunidos na capital de Israel, Jerusalém.

“Alguns deles poderiam ter sido ataques maciços, do pior tipo já experimentado por países europeus, pois envolviam a aviação civil. Israel impediu isso e, desse modo, ajudou a salvar muitas vidas europeias”, concluiu o premiê.

Benjamin Netanyahu não forneceu detalhes, pelo menos publicamente, sobre a natureza dos ataques que Israel ajudou a prevenir.

Em uma reunião de embaixadores de Israel com representantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Netanyahu disse que Jerusalém contribui para a segurança de todos os membros da aliança de defesa ocidental, na medida em que luta contra grupos radicais islâmicos tanto sunitas quanto xiitas.

Netanyahu informou ainda que além de combater o terrorismo do Estado Islâmico (ISIS, na sigla em inglês), que tem como alvo algumas das principais cidades europeias, Israel também está impedindo o grupo de criar uma segunda base no Egito.

“O ISIS está sendo destruído no Iraque e na Síria, mas está tentando estabelecer uma base territorial alternativa no Sinai. Israel está contribuindo para evitar isso de diversas formar”, disse Netanyahu. “Em geral, eu diria que Israel é a força autóctone mais poderosa do Oriente Médio a lutar contra o radicalismo islâmico”.


O aeroporto de Frankfurt é um dos mais seguros da Europa

INGRATIDÃO EUROPEIA

A Europa, que deveria agradecer o apoio de Israel, paradoxalmente, o ataca. O movimento Boicote, Desinvestimento & Sanções tem em solo europeu seus mais ferrenhos militantes.

Se não fosse pelo significativo apoio que as Forças de Defesa de Israel dão no combate ao terrorismo internacional, os europeus já estariam a lamentar centenas de vítimas. Os aeroportos europeus, com exceção dos alemães, têm uma vigilância muito capenga. Já passei por vários deles e sempre me surpreendo com a fragilidade dos mesmos.

Para mim, que não sou especialista em segurança aeroportuária, o mais vulnerável dos aeroportos por onde passei foi o de Bruxelas, onde há um hotel anexo, maleiros e paradas subterrâneas para ônibus e táxis. É de uma permeabilidade impressionante!

Há dois anos escrevi um artigo sobre a segurança do aeroporto Ben Gurion (leia aqui) e não tenho dúvidas de que os ataques terroristas frustrados por Israel fatalmente começaram a ser travados a partir da vigilância do aeroporto de Tel Aviv. E os europeus deveriam agradecer ao Estado de Israel por isso.

ANDS | THE TIMES OF ISRAEL

Anúncios

Um comentário sobre “AMEAÇA ISLÂMICA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s