Publicado por: noticiasdesiao | 21 de setembro de 2017

A PERSEGUIÇÃO DE ZURIQUE

UMA TRAGÉDIA MAIS NEGRA DO QUE A PESTE

Em meados do Século XIV a Europa vivia os terríveis dias da Peste Negra. Como naqueles tempos obscuros a Igreja Católica limitava a iniciativa dos cientistas – e sem uma explicação para tantas mortes – os judeus suíços foram acusados de envenenar os poços de água dos católicos da cidade de Zurique.

Sob tortura, dezenas deles foram forçados a assumir o envenenamento, sendo que os registros destas confissões foram enviados de uma cidade para outra por toda a Suíça.

Levadas por mercadores que desciam o rio Reno, as confissões forçadas chegaram até a Alemanha, resultando num massacre sem precedentes.

Cerca de 510 aldeias judias foram arrasadas e milhares de judeus assassinados. Além de fragilizar a economia da comunidade judaica de diversos países, o falso caso dos poços envenenados fez despertar o ódio dos católicos por toda a Alemanha.

A tragédia começou há exatos 669 anos, no dia 21 de Setembro de 1348, em Zurique.

Ou seja, este acontecimento se deu 135 anos antes do nascimento de Martinho Lutero, 169 anos antes da Reforma Protestante e 195 anos antes do reformador escrever qualquer livro sobre os judeus.

A perseguição aos judeus da Alemanha durante a Idade Média não se deu por causa dos escritos de Lutero. O antissemitismo predominante entre os católicos na época, há séculos envenenavam as mentes e os corações dos fiéis romanos.

Como membro do clero, o então Padre Martinho Lutero infelizmente foi contaminado por este veneno durante parte da sua vida.

Com o avanço da consciência verdadeiramente cristã, os protestantes europeus passaram a ter um comportamento diferente daqueles que tinham os católicos e hoje a igreja protestante europeia é das mais amigas do Estado de Israel e do povo judeu.

SOBRE A GRAVURA

O desenho que ilustra este artigo é justamente da época do massacre de Zurique (cerca de 1350 d.C.) e fazia parte da propaganda antissemita predominante na época. A imagem mostra judeus coletando sangue de crianças católicas para supostamente utilizá-lo nas suas cerimônias. Esta era um tipo de ilustração muito popular nos meios católicos na Idade Média.

ANDS

Anúncios

Responses

  1. Onde existe homens ,o mal sempre aparece com muitas faces
    Bom somente Deus todo poderoso Deus de Abraao isac e jaco


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: