Publicado por: noticiasdesiao | 7 de abril de 2017

COLORINDO HITLER

INTRODUÇÃO AO ANTISSEMITISMO INFANTIL


Imagem mais divulgada esconde a Estrela de Davi na página subsequente

Diversas lojas da rede de drogarias Kruidvat puseram à venda nesta segunda-feira, 3, um livro infantil de colorir onde uma das imagens mostra o ditador alemão Adolf Hitler de braço estendido a fazer a tradicional saudação nazista. Os livros estavam à venda nas filiais holandesas do grupo.

Além da imagem trazer o gesto típico da saudação nazista, no braço direito da figura estava estampada a suástica e no canto inferior da página seguinte havia uma Estrela de Davi no mesmo estilo em que os judeus foram obrigados a carregar na época do Holocausto, só que na cor azul. Durante o Holocausto a estrela era amarela.

Em menos de dois dias os livros foram retirados das prateleiras, principalmente depois que um pai publicou numa rede social a foto da filha segurando o livro. A criança, emblematicamente, faz-nos lembrar uma outra menina holandesa que morreu justamente durante a invasão nazista ao país: Anne Frank.


Menina holandesa, com cara de Anne Frank, mostra livro comprado na Kruidvat.

Além de recolher os livros, a Kruidvat comunicou seus clientes que abriu uma investigação para apurar o fato. “Lamentamos profundamente este incidente. Pedimos desculpa pelo transtorno”, diz o comunicado da empresa ao mesmo tempo em que informou que fará a restituição do valor pago a todos os clientes que adquiriram a publicação e estivem interessados em devolvê-la.

No comunicado, a Kruidvat pediu desculpas a seus clientes alegando que o livro foi impresso na Índia e até agora eles não sabem como a imagem, classificada simplesmente de “inadequada”, passou nos controles de conteúdo da empresa. Também não foi informado quantos exemplares do livro foram vendidos.

Com lojas na Holanda, Bélgica e França, a rede foi fundada em 1975 e no auge chegou a ter 1900 lojas e mais de 24.000 funcionários. Em 2002 foi adquirida pelo grupo chinês Watson incorporando um grupo que detém uma das maiores redes de drogarias de todo o mundo.


A Kruidvat é uma rede de drogarias no estilo da brasileira Pague Menos

Um fato que chamou a atenção da ANDS, responsável pela publicação do Notícias de Sião, é a forma como a mídia europeia vem dando cobertura ao caso. Além da cautela no uso das palavras, jornais, revistas e emissora de televisão procuram mostrar apenas a página onde aparece o ditador nazista, evitando mostrar a página sequente, onde encontra-se a Estrela de Davi.

A ideia até aqui passada é que se trata de um ato falho do autor do livro, que pretendia apenas mostrar às crianças personagens da história, pois havia também imagens de outros personagens importantes como Nelson Mandela, Albert Einstein e Abraham Lincoln.


Imagens da Euronews evitam mostrar a Estrela de Davi na página seguinte

Mas, se realmente era este o objetivo, porque na página seguinte, e sob o olhar amedrontador de Adolf Hitler, estava justamente um personagem, que não fica bem claro quem é, e uma Estrela de Davi?

Nestes tempos de crescimento exponencial do antissemitismo na Europa, esta não é uma resposta muito difícil de se dar.


Livro infantil da Alemanha Nazista: A história se repete.

ANDS | DAILY MAIL | EURONEUS

Anúncios

Responses

  1. Postagem muito interessante, posso “reblogar” ?!

  2. Mundo infame!

  3. Republicou isso em jesusavedme.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: