TERMINADA A VOTAÇÃO EM PARIS

UNESCO NÃO RECONHECE LIGAÇÃO DE ISRAEL COM O MONTE DO TEMPLO

jews-and-the-mount-of-temple
UNESCO quer judeus longe do Monte do Templo

A Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura, UNESCO, aprovou nesta terça-feira, 18, a resolução sobre a preservação do patrimônio cultural e religioso em Jerusalém Oriental negando qualquer ligação entre o Monte do Templo e o Judaísmo. A partir de hoje, oficialmente para a ONU, o Monte do Templo é um lugar sagrado apenas para os muçulmanos.

O texto, proposto pela Argélia, Egito, Líbano, Marrocos, Omã, Catar e Sudão, foi considerado adequado pelos 58 membros do Conselho Executivo da organização com sede em Paris.

No meio da manhã houve rumores de que a votação seria suspensa, mas intensas negociações de bastidores levaram o projeto em frente e no início da tarde um porta-voz da UNESCO comunicou que a resolução havia sido aprovada.

Na semana passada, logo depois que a proposta dos países árabes foi apresentada em Paris, o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu informou que o estado de Israel suspendeu a sua cooperação com a UNESCO.

Comunidades judaicas de todo o mundo manifestaram-se junto aos governos locais, principalmente àqueles que estiveram desde o início propensos a votar a favor da resolução.

O México, que havia apoiado a resolução, retirou o apoio e o seu representante na UNESCO foi destituído do cargo. O Brasil, desde o início, manifestou-se contra Israel e foi assim que votou.

Os únicos países que ficaram a favor de Israel foram Alemanha, Estados Unidos, Estônia, Grã Bretanha, Holanda e Lituânia.

ANDS | EFE | AFP

Anúncios

4 comentários sobre “TERMINADA A VOTAÇÃO EM PARIS

  1. Existe alguma forma das comunidades cristãs se manifestarem formalmente contra essa decisão? Não são somente os judeus que serão afetados por isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s