Publicado por: noticiasdesiao | 12 de outubro de 2016

YOM KIPPUR 5777

EM ISRAEL A RUA HOJE É DAS CRIANÇAS

יום כיפור

Yom Kippur, o Dia do Perdão, é o dia mais sagrado para os judeus de todo o mundo. Estejam eles onde estiverem este é um dia de resguardo. Mas, na sua pátria este dia reveste-se de uma particularidade sem paralelos com qualquer outro lugar do mundo: em Israel, no dia de hoje, tudo está parado!

Quase todo o país é desligado. Escolas e empresas estão fechadas, locais culturais e de entretenimento estão fechados, o transporte público está parado, as pessoas voluntariamente evitam conduzir seus carros, a menos que haja uma situação de emergência.

A sensação é realmente de outro mundo. E a quietude do país é significativamente marcada pelo silêncio das ruas, livres dos seus carros por 25 horas! Religiosos ou não, os cidadãos israelenses param no dia de hoje.

Muitos judeus israelenses, e não apenas os ortodoxos, abstêm-se de comer ou beber, e se concentram em pedir perdão por meio das orações em sinagogas de todas as denominações.

Ao findar do dia acontece o Ne’ilah, um serviço que é acompanhado com gratidão por israelenses seculares e religiosos, pois é o momento em que eles reúnem-se nas sinagogas para ouvir o toque do shofar marcando o fim do jejum.

Por todos os lados repetem-se cenas cujas imagens, ano após ano, estão por propagar-se por todo o mundo: ruas e auto-estradas completamente vazias de carros, mas tomadas por adultos, jovens e, principalmente, crianças. Pessoas a caminhar por entre bicicletas, patins e skates é só o que se vê por todo o país.

Na noite de Yom Kippur, é habitual ver vizinhos a conversar no meio das ruas e até mesmo os mais sérios rabinos vão às portas das sinagogas para conversar com ciclistas que por ali passam.

Mas, o Yom Kippur marca também um dia de tristeza e de memória para as famílias que perderam seus entes queridos em 1973 na Guerra do Yom Kippur. Na manhã que antecede o feriado, multiplicam-se por todo o país visitas aos memoriais e aos cemitérios onde encontram-se enterrados soldados e civis que morreram neste cruel embate. É um dos momentos mais emocionantes em memória daqueles que deram suas vidas em defesa do Estado de Israel.

NOTÍCIAS DE SIÃO CAMINHA POR TEL AVIV NO YOM KIPPUR

Imagens do Ben Gurion Boulevard, também conhecida como Sderot Ben Gurion, no centro de Tel Aviv no Yom Kippur.

ANDS | ISRAEL21C

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: