PORTUGAL CADA VEZ MAIS JUDAICO

ENCONTRADA NO INTERIOR DO PAÍS UMA TORÁ DE 400 ANOS

Torá encontrada na Covilhã, Portugal-

Há dez anos um construtor civil português encontrou um pergaminho com 30 metros de comprimento e 60 centímetros de largura durante uma demolição na cidade de Covilhã. Não sabia do que se tratava, mas enrolou-o num lençol e manteve-o guardado em casa. Há seis meses, por causa de uma outra obra, o empreiteiro falou do achado e mostrou-o a arqueólogos. Ficou então a saber que tinha nas mãos uma Torá com cerca de 400 anos.

O achado está a ser exibido na Câmara desta cidade que fica na Serra da Estrela desde a tarde desta sexta-feira, 16, até o final do mês. Neste período realiza-se na cidade as Jornadas Europeias do Patrimônio. Apenas hoje a autarquia municipal apresentou esta importante descoberta.

“Sendo do século XVI/XVII, já não podemos falar que pertencessem a judiarias, mas sim a cristãos novos. Esta Torá foi descoberta junto do local onde existiu uma antiga igreja [católica] que era frequentada por cristãos-novos e que foi construída no século XVI. Estava numa casa particular, portanto o culto seria secreto”, explicou Carlos Madaleno, coordenador dos museus municipais da Covilhã. “Muitos historiadores dizem que estes cristão novos não se faziam enterrar no mesmo local dos cristãos-velhos, tinha de ser em terra-virgem, pelo que este seria o local ideal para os sepultamentos”, acrescentou.

O responsável afirmou ainda que o pergaminho tem as dimensões normais para este tipo de documento. “O que é de estranhar são as boas condições em que o documento foi encontrado, a grafia está completamente intacta”, confirmou o estudioso.

Durante os 10 anos em que esteve enrolada no lençol na casa do construtor civil, a Torá esteve bem acondicionada, apesar de não ser esta a condição ideal. “Nos 400 anos anteriores é que não esteve devidamente protegida”, comentou Carlos Madaleno.

Depois da exposição nos Paços do Conselho a preciosidade ficará devidamente guardada no Arquivo Municipal da Covilhã, com climatização e controle da umidade, e será alvo de mais estudos.

A todos aqueles que amam Israel e respeitam o seu povo, eis aqui mais uma boa razão para visitar Portugal, este país que mostra-se cada vez mais judaico.

ANDS | DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s