Publicado por: noticiasdesiao | 20 de maio de 2016

A CANECA DE AUSCHWITZ

POR MAIS DE 70 ANOS ELA ESCONDEU UM TESOURO DE VALOR INESTIMÁVEL

Uma caneca confiscada pelos nazistas em Auschwitz estava a esconder um segredo há 70 anos.

Mug confiscated by Nazis at Auschwitz
A caneca, o fundo falso e o anel.

Peritos do Museu de Auschwitz perceberam que o fundo de uma velha caneca parecia ligeiramente desproporcional. Resolveram então submeter o histórico objeto a uma radiografia e ficaram surpresos com o que viram.

Confiscada de algum judeu, a caneca escondeu por mais de sete décadas um tesouro de valor emocional inestimável. Um anel e um colar de ouro foram cuidadosamente embrulhados e depois acomodados sob um fundo falso.

Auschwitz hidden jewels
Testes indicam que o anel de ouro foi feito na Polônia entre 1921 e 1931

Segundo informações dos responsáveis pelo museu, as canecas estavam entre os últimos objetos a serem recolhidos dos judeus deportados para Auschwitz-Birkenau, um dos maiores campos de extermínio estabelecidos pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

“A ocultação de bens valiosos comprova por um lado a consciência que as vítimas tinham quanto à natureza da deportação e por outro lado mostra que as famílias judias tinham um fio de esperança de que esses itens seriam úteis para a sua sobrevivência”, disse Piotr Cywinski, diretor do Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau.

Auschwitz hidden jewels Mug
O colar foi cuidadosamente embrulhado antes de ser escondido na caneca

Os nazistas costumavam dizer aos deportados que a ida para os campos representava apenas um “reassentamento” e que eles teriam “uma nova vida em um novo lugar”. Isso posto, aos deportados era autorizado levar alguns poucos pertences, disse Cywinski.

De forma cruel, os soldados nazistas ficavam atentos aos últimos pertences separados pelos judeus, pois sabiam que era neles – em roupas e outros itens básicos para a sobrevivência – que encontrariam os últimos valores das famílias deportadas.

Jewish mug auschwitz
Exames de raio-X mostraram o que escondia a velha caneca

Os atuais tesouros foram encontrados quando os funcionários estavam a trabalhar na preservação da coleção de mais de 12.000 peças do museu, muitas delas utensílios de cozinha esmaltados. Suspeitando que havia algo a mais na caneca, eles submeteram a peça a um exame de raio-X que acabou por acusar a presença das jóias.

Além de cuidar para que não se desgastem, o trabalho dos peritos envolve também a busca de identificação, para descobrir se há algum descendente vivo do dono do objeto arquivado.

ANDS | CNN

Anúncios

Responses

  1. Republicou isso em jesusavedme.

  2. […] via A CANECA DE AUSCHWITZ — NOTÍCIAS DE SIÃO […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: