Publicado por: noticiasdesiao | 19 de maio de 2016

DESAPARECE AVIÃO EGÍPCIO

NO AR FICARAM APENAS AS DÚVIDAS

Há um avião da EgyptAir desaparecido desde a madrugada (hora local) que fazia a ligação entre Paris e Cairo. A tese de atentado não está descartada e há quem afirme ter visto “uma chama no céu”.

EgiptAir A320 Terrorism

O QUE SE SABE ATÉ AGORA

OS PASSAGEIROS – O avião carregava, ao todo, 66 pessoas, das quais 56 eram passageiros e dez eram membros da tripulação. A bordo do avião estavam ainda dois bebés e uma criança. Entre os passageiros havia 30 egípcios, 15 franceses, dois iraquianos, um português, um algeriano, um belga, um britânico, um cidadão do Chade, um canadense, um cidadão do Kuwait, um saudita e ainda um sudanês. A tripulação era constituída por um piloto e um co-piloto, cinco membros da tripulação de cabine e três membros da segurança.

O TIPO DE AVIÃO – O avião desaparecido era um Airbus A320 e foi construído em 2003. Embora seja considerado por especialistas como um avião seguro e de confiança, nos últimos tempos alguns modelos registraram incidentes. O avião da Germanwings, cujo piloto o derrubou de forma proposital, em 2015, era um Airbus A320, assim como o avião que teve de fazer uma aterragem de emergência no rio Hudson, nos Estados Unidos, em 2009.

Antes do voo entre Paris e o Cairo, o avião tinha realizado quatro viagens, na quarta-feira e não tinha sido registrada nenhuma anomalia. Segundo um comunicado da Airbus, o avião tinha 48.000 horas de voo. O comandante tinha 6.275 horas de voo – 2.101 dessas a pilotar um A320 – e o co-piloto com 2.766 horas de voo.

O QUE SE SABE SOBRE A VIAGEM

O avião da EgyptAir fazia a ligação MS804 que saiu do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, com direção ao aeroporto do Cairo. A hora de partida foi às 23h09 (18h09 em Brasília) e devia aterrissar por volta das 3h15 (22h15) e já sobrevoava o espaço aéreo egípcio quando fez o último contacto, às 2h30 (21h30 em Brasília).

Estava voando uma altitude de 11.000 metros. A EgyptAir afirmou que recebeu um sinal de emergência por volta das 4h26 (23h26), duas horas depois do último contacto, mas o exército desmente esta informação.

O QUE AINDA NÃO SE SABE

AS CAUSAS DO DESAPARECIMENTO – O avião da EgyptAir desapareceu quando sobrevoava o mediterrâneo e quando estava a 45 minutos de aterrissar no Cairo, mas as informações que existem até agora não permitem ter certezas sobre a causa do desaparecimento. Aliás, há dados contraditórios sobre a emissão de um sinal de emergência pelo aparelho. A companhia aérea egípcia afirma que sim, mas as autoridades egípcias não confirmam a informação, por isso as buscas estão a decorrer na área onde foi emitido o último sinal. A agência Reuters informou que o ministro da Defesa grego afirmou estar a investigar relatos do capitão de um navio mercante — que estava a 130 milhas náuticas da ilha de Karpathos — que garantiu ter visto “uma chama no céu”.

ATENTADO TERRORISTA – O Egito e a França não descartam a tese de atentado, com os primeiros-ministros dos dois países a fazerem declarações no mesmo sentido. “Nenhuma teoria pode ser descartada sobre a causa deste desaparecimento”, afirmou o francês Manuel Valls. O egípcio Sherif Ismail também não descartou a possibilidade: “Não podemos negar ou confirmar nada enquanto acontecem as investigações”. Antes desta viagem entre Paris e Cairo, o aparelho que agora está desaparecido passou pelos aeroportos da Eritreia e da Tunísia. Não houve registo de problemas ou avisos específicos ou técnicos nesses voos, nem no que fazia a ligação entre Cairo e Paris, nem mesmo nota de carga eventualmente perigosa a bordo.

ANDS | OBSERVADOR

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: