Publicado por: noticiasdesiao | 2 de dezembro de 2015

ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM SELO REAL DE EZEQUIAS

JERUSALÉM JUDAICA PROVADA NOS DETALHES

Quanto mais se escava em Jerusalém, mais se descobre o quão judaica é a capital indivisível do Estado de Israel.

Seal of King Hezekiah
Impressão do selo do Rei Ezequias descoberto junto a parede sul do Monte do Templo (Foto: Urias Tadmor)

O jornal israelense Yedioth Ahronoth (“Últimas Notícias”), informou na sua edição eletrônica desta quarta-feira, 2, que uma equipe de arqueólogos encontrou nas proximidades do Monte do Templo um selo pertencente ao Rei Ezequias.

Esta descoberta reveste-se de especial importância acadêmica por tratar-se do primeiro selo de um rei israelita encontrado numa escavação arqueológica com supervisão científica, informa o diário israelense.

O selo de Ezequias foi descoberto junto a parede sul do Monte do Templo e o achado foi recebido com alegria pelos pesquisadores, por tratar-se do primeiro selo de um rei israelita ou da Judéia a ser encontrado nestas circunstâncias.

A descoberta foi feita no Ofel, próximo à parede sul do Monte do Templo, numa escavação conduzida por arqueólogos do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém sob a direção do Dr. Eilat Mazar.

O Ofel, que em hebraico significa “elevação”, é o nome de uma estreita passagem montanhosa ao sul de Jerusalém, perto do Monte do Templo, entre os vales de Hinnom e de Cedrom.

Medindo 9,7 x 8,6 milímetros, o selo oval tem uma espessura de 3 milímetros e a depressão causada deixa claro ter sido feita pelo anel real de Ezequias, um rei israelita que viveu entre 698 e 727 antes de Cristo.

King Hezekiah's seal

Na impressão do selo pode-se ser em paleo-hebraico: “Pertencente a Ezequias (filho de) Acaz, rei de Judá”

Há também um sol com duas asas e dois símbolos Ankh, um sinal hieroglífico que simbolizava a vida após a morte.

O documento que recebeu o selo é um papiro, enrolado e amarrado com cordas finas, que foi encontrado em um monturo datado do tempo do rei Ezequias, ou logo após este. O monturo foi formado pelo despejo de lixo de um edifício real que ficava ao lado do Ofel.

Este edifício, um de uma série de estruturas que também incluía portas e torres, foi construído na segunda metade do século 10 aC (o tempo do rei Salomão), como parte das fortificações do Ofel – o novo bairro governamental que foi construído na área, ligando a Cidade de Davi com o Monte do Templo.

O Dr. Eilat Mazar disse que “apesar de impressões de selos com o nome de Rei Ezequias já terem sido encontrados nos mercados de antiguidades desde a década de 90 do século passado, alguns com um besouro e outros com um sol alado, esta é a primeira vez que uma impressão de um selo real israelita ou da Judéia vem à luz em uma escavação arqueológica científica.”

O achado histórico foi encontrado abaixo de camadas húmidas do solo durante uma escavação que começou há seis anos e foi financiada pelos judeus norte-americanos Daniel Mintz e Meredith Berkman.

As escavações continuam em cooperação com a Autoridade de Antiguidades de Israel, que realiza o trabalho de conservação e preparação do local para os visitantes.

No passado mês de Junho, o redator de NOTÍCIAS DE SIÃO esteve no Ofel fazendo parte de um grupo de alunos brasileiros do Curso de Arqueologia Bíblica, curso este que foi realizado em parceria com a Universidade Hebraica de Jerusalém.

O CURSO

caso alguém venha a interessar-se pelo curso de arqueologia da qual NOTÍCIAS DE SIÃO fez parte, clique no link abaixo e veja todas as informações e contactos no final da matéria.

QUERO FAZER UM CURSO DE ARQUEOLOGIA EM ISRAEL

Anúncios

Responses

  1. Excelente matéria meu caro Roberto. Apenas uma pequena correção. Quando Ayelet Mazar usa a expressão “sandisk”, literalmente disco solar em português, na realidade se trata de uma espécie de besouro, um dos símbolos utilizados no Egito antigo, visto que Ezequias tinha uma cooperação com o Egito. Este é um hieroglifos que utilizados no nome do deus RA, o que pode ser visto aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Khepri
    A propósito, este selo de Ezequias(a forma dele) já havia sido descoberta décadas atrás em pedras em edificações em Jerusalém. Nossa equipe até mesmo criou uma camiseta com o sêlo de Ezequias no ano passado, que pode ser vista aqui de uma outra forma: http://www.cafetorahshop.com/br/simbolos-judaicos/916-camiseta-selo-do-reino-de-juda.html
    Gostei muito da matéria, um grande abraço, Miguel.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: