ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM SELO REAL DE EZEQUIAS

JERUSALÉM JUDAICA PROVADA NOS DETALHES

Quanto mais se escava em Jerusalém, mais se descobre o quão judaica é a capital indivisível do Estado de Israel.

Seal of King Hezekiah
Impressão do selo do Rei Ezequias descoberto junto a parede sul do Monte do Templo (Foto: Urias Tadmor)

O jornal israelense Yedioth Ahronoth (“Últimas Notícias”), informou na sua edição eletrônica desta quarta-feira, 2, que uma equipe de arqueólogos encontrou nas proximidades do Monte do Templo um selo pertencente ao Rei Ezequias.

Esta descoberta reveste-se de especial importância acadêmica por tratar-se do primeiro selo de um rei israelita encontrado numa escavação arqueológica com supervisão científica, informa o diário israelense.

O selo de Ezequias foi descoberto junto a parede sul do Monte do Templo e o achado foi recebido com alegria pelos pesquisadores, por tratar-se do primeiro selo de um rei israelita ou da Judéia a ser encontrado nestas circunstâncias.

A descoberta foi feita no Ofel, próximo à parede sul do Monte do Templo, numa escavação conduzida por arqueólogos do Instituto de Arqueologia da Universidade Hebraica de Jerusalém sob a direção do Dr. Eilat Mazar.

O Ofel, que em hebraico significa “elevação”, é o nome de uma estreita passagem montanhosa ao sul de Jerusalém, perto do Monte do Templo, entre os vales de Hinnom e de Cedrom.

Medindo 9,7 x 8,6 milímetros, o selo oval tem uma espessura de 3 milímetros e a depressão causada deixa claro ter sido feita pelo anel real de Ezequias, um rei israelita que viveu entre 698 e 727 antes de Cristo.

King Hezekiah's seal

Na impressão do selo pode-se ser em paleo-hebraico: “Pertencente a Ezequias (filho de) Acaz, rei de Judá”

Há também um sol com duas asas e dois símbolos Ankh, um sinal hieroglífico que simbolizava a vida após a morte.

O documento que recebeu o selo é um papiro, enrolado e amarrado com cordas finas, que foi encontrado em um monturo datado do tempo do rei Ezequias, ou logo após este. O monturo foi formado pelo despejo de lixo de um edifício real que ficava ao lado do Ofel.

Este edifício, um de uma série de estruturas que também incluía portas e torres, foi construído na segunda metade do século 10 aC (o tempo do rei Salomão), como parte das fortificações do Ofel – o novo bairro governamental que foi construído na área, ligando a Cidade de Davi com o Monte do Templo.

O Dr. Eilat Mazar disse que “apesar de impressões de selos com o nome de Rei Ezequias já terem sido encontrados nos mercados de antiguidades desde a década de 90 do século passado, alguns com um besouro e outros com um sol alado, esta é a primeira vez que uma impressão de um selo real israelita ou da Judéia vem à luz em uma escavação arqueológica científica.”

O achado histórico foi encontrado abaixo de camadas húmidas do solo durante uma escavação que começou há seis anos e foi financiada pelos judeus norte-americanos Daniel Mintz e Meredith Berkman.

As escavações continuam em cooperação com a Autoridade de Antiguidades de Israel, que realiza o trabalho de conservação e preparação do local para os visitantes.

No passado mês de Junho, o redator de NOTÍCIAS DE SIÃO esteve no Ofel fazendo parte de um grupo de alunos brasileiros do Curso de Arqueologia Bíblica, curso este que foi realizado em parceria com a Universidade Hebraica de Jerusalém.

O CURSO

caso alguém venha a interessar-se pelo curso de arqueologia da qual NOTÍCIAS DE SIÃO fez parte, clique no link abaixo e veja todas as informações e contactos no final da matéria.

QUERO FAZER UM CURSO DE ARQUEOLOGIA EM ISRAEL

Anúncios

Um comentário sobre “ARQUEÓLOGOS ENCONTRAM SELO REAL DE EZEQUIAS

  1. Excelente matéria meu caro Roberto. Apenas uma pequena correção. Quando Ayelet Mazar usa a expressão “sandisk”, literalmente disco solar em português, na realidade se trata de uma espécie de besouro, um dos símbolos utilizados no Egito antigo, visto que Ezequias tinha uma cooperação com o Egito. Este é um hieroglifos que utilizados no nome do deus RA, o que pode ser visto aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Khepri
    A propósito, este selo de Ezequias(a forma dele) já havia sido descoberta décadas atrás em pedras em edificações em Jerusalém. Nossa equipe até mesmo criou uma camiseta com o sêlo de Ezequias no ano passado, que pode ser vista aqui de uma outra forma: http://www.cafetorahshop.com/br/simbolos-judaicos/916-camiseta-selo-do-reino-de-juda.html
    Gostei muito da matéria, um grande abraço, Miguel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s