Publicado por: noticiasdesiao | 30 de setembro de 2015

SPOILER BÍBLICO

O ENIGMÁTICO VALE DE JEZREEL

Moisés foi o autor do primeiro spoiler da história da humanidade. Logo após a queda do homem no Jardim do Éden, quando o ser humano viu-se desprovido da inocência em que fora criado e passou a enfrentar o terrível destino que escolhera, ele soube que sua vida não mais seria, com perdão do trocadilho, um paraíso.

Jezreel Valley Israel
Vista panorâmica do Vale de Jezreel

DEPOIS DA QUEDA

Após a falta de fé da mulher, uma atitude que resultou em desobediência, O Criador lhe disse que com dor ela daria a luz, que o desejo dela seria para o seu marido e que por ele seria dominada. Voltando-se para o homem, O Criador disse que ele também teria o quinhão que merecia pela sua desobediência, pois agora teria que trabalhar duro para comer de uma terra que havia-se tornado maldita.

Acabava, literalmente, a vida paradisíaca do primeiro casal da humanidade.

Mas antes deste vaticínio, o autor do primeiro registro da História soltou o seu spolier: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3.15).

Estava decretado não só o fim da História do Homem, mas também a forma como o final se daria. À partir de então, toda a Sagrada Escritura tornou-se uma sucessão de spoilers.

Mas, afinal de contas, o que é um spoiler? Se você é jovem, já sabe, se não é, explico-lhe.

Spoiler é um termo originário do verbo inglês spoil, cujo significado é estragar. Acontece um spoiler quando alguma fonte de informação revela o conteúdo de algo que seu interlocutor ainda não sabe. O spoiler é uma espécie de desmancha-prazeres, é aquele indivíduo que conta os finais dos livros, os enredos dos filmes ou quem matou quem numa história.

Como a Bíblia é uma sucessão de revelações do que está por vir, em tese ela é também um conjunto de spoils, cujo exemplo mais enigmático é aquele que antecipa o resultado de uma batalha que acontecerá numa região de Israel conhecida como Vale de Jezreel.

O spoiler neste caso é claro: haverá uma batalha, a batalha oporá Israel aos seus inimigos e Israel vencerá. Fim.

Jezreel Valley

O VALE DE JEZREEL

Não há nada mais precioso para os estrategas militares do que conhecer o terreno onde travará suas batalhas. Grandes derrotas aconteceram na história das guerras justamente pelo fato dos comandantes desconhecerem o terreno onde se daria a peleja ou as adversidades que encontraria pela frente. Hitler que o diga, pois foi pego de surpresa pelas particularidades da topografia, das nevascas e do preparo das tropas russas. Capitulou.

No spoiler bíblico da guerra final, as Sagradas Escrituras fazem a maior de todas as revelações ao indicar o local exato em que a batalha ocorrerá: O Vale de Jezreel!

Este vale é na verdade uma imensa planície onde no ângulo sudeste fica o local da antiga e importante cidade fortificada de Jezreel. A cidade que dá nome ao vale foi a capital do reino do Norte no tempo de Acabe e Jezabel. Para o leste, o vale desce até alcançar o Rio Jordão, na altura de Beth Shean.

Esta planície é uma das áreas mais estratégicas de Israel, constituindo-se numa via de comunicação natural entre a cidade de Damasco e o Mar Mediterrâneo. No período veterotestamentário, a região serviu de palco para diversos e renhidos combates.

A região, que tem o formato de uma verdadeira arena, é atravessada longitudinalmente de leste a oeste pelo rio Kishon que desemboca no Mediterrâneo. Esta área será palco de um grande embate escatológico que o evangelista João designou como o maior de todos os confrontos da História. João, um dos últimos spoilers das Sagradas Escrituras, afirmou ainda que nessa planície o povo de Deus sofrerá as suas mais lancinantes dores, mas também livrar-se-á para sempre dos seus algozes.

Jezreel Valley Agriculture
Aviões que hoje pulverizam plantações no Vale de Jezreel, amanhã farão outros voos.

UMA PALESTRA SEM SPOILERS

Até aqui os spoliers são bíblicos e bastante conhecidos, mas o convite que o BLOG NOTÍCIAS DE SIÃO faz à partir de agora está isento de spoilers.

Ariel Finguerman PalestraNo próximo dia 5 de Outubro acontecerá uma importante palestra justamente sobre esta região, palestra esta que abordará a história passada do vale, a sua importância estratégica no presente e a sua relevância nos acontecimentos futuros. Um importante evento, principalmente se levarmos em consideração que será apresentado sob a ótica de um investigador judeu, o Dr. Ariel Finguerman.

Ariel Finguerman é pós-graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) onde também fez o seu doutorado em Estudos Judaicos em parceria com a Universidade de Tel Aviv. Sua tese de pós-doutorado, sob o título “A Teologia do Holocausto”, resultou num livro publicado há cerca de três anos. O pós-doutorado foi feito na Universidade Hebraica de Jerusalém. Finguerman também é autor do livro “A Eleição de Israel – A controvérsia entre judeus e cristãos sobre a Doutrina do ‘Povo Escolhido’”.

Mesmo sem spoliers, percebe-se que trata-se de uma palestra imperdível! O evento é gratuito e quem estiver em Fortaleza, no Brasil, poderá acompanhar ao vivo, juntamente com a mesa moderadora, bastando para isso dirigir-se até à sede da coordenação do evento.

Todos os detalhes complementares podem ser encontrados no web-site do evento, acessando o link abaixo. NOTÍCIAS DE SIÃO apoia o evento e acompanhará a palestra.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI: INSCRIÇÕES

Jezreel Valley Kibutz
Kibbutz no Vale de Jizreel

Cidade Dinamarquesa inspirada em Kibbutz
Cidade dinamarquesa com arquitetura inspirada em kibbutz do Vale de Jizreel

Anúncios

Responses

  1. Que vale mais espetacular de lindo, Israel e o jardim do Oriente Medio mesmo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: