Publicado por: noticiasdesiao | 16 de setembro de 2015

ISRAEL PARAÍSO PARA CRIANÇAS

KFAR SHMARYAHU TEM UM DOS MELHORES JARDINS DE INFÂNCIA DO MUNDO

O orgulho israelita está centrado no conceito de família e na forma como os judeus cuidam e protegem as suas crianças. Não só é bom ter crianças em Israel como é ótimo ser criança em Israel.

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel girl in sukah

É interessante a sensação que despertamos nas pessoas quando dizemos que Israel é um dos melhores lugares do mundo para as crianças. Alguns mostram-se surpresos, outros céticos, mas ninguém fica indiferente. No imaginário popular Israel e crianças não combinam. Nada mais errado.

Quando fomos para Israel houve quem nos chamasse de loucos, diziam que estávamos expondo nossos filhos a perigos desnecessários. Confesso que também havia apreensão da nossa parte, pois Israel acabava de sair de uma intifada, nosso conhecimento sobre o país restringia-se às suas zonas turísticas e nossos filhos tinham entre 5 e 9 anos. Não era fácil.

Fomos morar na planície do Sharon, naquela que para nós continua a ser a mais aprazível das regiões israelenses. Residimos em Hod HaSharon, uma cidadezinha que juntamente com Ra’anana, Kfar Saba e Modi’in, passaram a ser nossos pontos de predileção. Em comum entre si, essas cidades têm ruas tranquilas, povo agradável, parques amplos e muitas crianças.

Em Israel crianças e playgrounds estão por todos os lados. O orgulho israelita está centrado no conceito de família e na forma como cuidam e protegem as suas crianças. Estranhos dão conselhos ou oferecem ajuda e prendas quando estamos com crianças. Ou seja, não só é bom ter crianças em Israel como é ótimo ser criança em Israel.

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel

UM CENTRO EDUCACIONAL EXEMPLAR

Como a estrutura educacional israelense privilegia os mais pequenos, não foi surpresa para mim quando soube que um complexo educacional localizado ao norte de Tel Aviv foi escolhido como uma das melhores creches de todo o mundo. Localizado num subúrbio de Herzylia e abrigando um conjunto de seis creches, o Centro Educacional de Kfar Shmaryahu é um sossego para os pais e um paraíso para as crianças.

Concebido pelo designer de interiores Sarit Shani Hay, o Kfar Shmaryahu ocupa 2.400 m² que além das seis creches dispõe ainda de um centro de capacitação que oferece serviços psicológicos para crianças da comunidade que estejam na faixa dos 3 aos 6 anos.

O que mais encantou-me no projeto foi o fato dos temas escolhidos por Shani Hay estarem ligados à história de Kfar Shmaryahu, que era originalmente era um assentamento agrícola. Cada um dos seis jardins de infância recebeu um nome que remete a uma figura bíblica e foram desenvolvidos de modo a proporcionar um ambiente educacional e funcional orientado para o design. Paisagens rurais, natureza e cenários de aldeia desempenham papéis importantes no complexo.

No lobby, com seus magníficos 250 m², as crianças são levadas a imaginar que acabaram de entrar em uma vila agrícola que as leva até os seis os jardins de infância. A presença de um brinquedo no formato de um trator e diversas ilhas ao estilo Lego, compõem o visual do ambiente.

Cada jardim têm em média150 m² e recebeu o nome de um elemento bíblico comum nas aldeias judaicas: Tamar (tamareira), Rimon (romã), Zayit (oliveira), Gafen (vinha), Te’enah (figueira) e Hita (trigo).

Oásis, camelos, cabanas, árvores e frutos, tudo serve de inspiração para móveis, brinquedos, divisórias ou armários. O ambiente lúdico-pedagógico é um universo de formas e cores que enchem os olhos de qualquer criança.

Como entretenimento vazio não educa, o complexo conta ainda com um espaço denominado “Empowerment Center” onde as crianças são levadas, de modo precoce e lúdico, a pensar em formas proativas de ação dentro da atual visão do mundo do trabalho.

Nos dias de hoje as modernas corporações atribuem maiores competências, ou maiores poderes de decisão, às funções e aos trabalhadores que tenham uma visão alargada das situações do dia a dia, num conceito que os administradores chamam de “empowerment”. Desenvolver atividades que levem as crianças a desenvolver essa visão é o objetivo das instalações que encontram-se na ala sul do complexo educacional israelense. E olha que estamos falando de crianças na faixa etária dos 3 aos 6 anos!

Tudo isso fez com que as creches do Centro Educacional de Kfar Shmaryahu fossem destacadas entre as melhores de todo o mundo. E Kfar Shmaryahu fica em Israel!

EXPLORANDO O CENTRO EDUCACIONAL KFAR SHMARYAHU

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel color blocks
O ambiente multicolorido faz a alegria das crianças

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel kids at Lobby
Hall de entrada do Kfar Shmaryahu

Kfar Shemaryahu Kindergarden kids at Hita
Crianças no Jardim Hita, o Trigo.

noticiasdesiao.wordpress
Crianças correm no Kfar Shmaryahu

noticiasdesiao.wordpress
Crianças no Jardim Te’enah, a Figueira.

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel girl in sukkah
Estímulo à leitura desde a mais tenra idade

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel boy
Três dos jardins recebem filhos de diplomatas estrangeiros

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel Tamar
Crianças no Jardim Tamar, a Tamareira.

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel bycicle
Os jardins estão voltados para crianças dos 3 aos 6 anos de idade

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel girl in Tamar
Detalhe do Jardim Tamar lembra a paisagem rural de Israel

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel girl over
Objetos e móveis foram planejados visando uma plena interação com os pequeninos

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel honey
Elementos da cultura judaica estão presentes nas formas dos objetos

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel girls at Teenah
Crianças brincam no Jardim Te’enah, a Figueira.

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel girl Rimon
Criança descansa dentro de um móvel do Jardim Rimon, a Romã.

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel two girls
Sossego para os pais, paraíso para as crianças.

noticiasdesiao.wordpress
Crianças são levadas a imaginar que acabaram de entrar numa vila agrícola

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel Rimon
Criança brinca com chá no Jardim Rimon, a Romã.

noticiasdesiao.wordpress
Crianças brincam no Jardim Hita, o Trigo.

Kfar Shemaryahu Kindergarden Israel Empowerment
Detalhe do Empowerment Center

IMAGENS | Epstein & Geron

Anúncios

Responses

  1. simplesmente…uuaaauuuuuuuu………………….

  2. A postagem é excelente em vista da grande maioria de pais encaminharem seus filhos a Disney ou ambientes que carregam consigo mensagens desagradáveis e, até mesmo, diabólicas/ocultistas. Quero dizer que sou grato a DEUS por você(s) ter(em) publicado essa informação. É de grande relevância!

    DEUS abençoe!

  3. Maravilhosa! Gostaria de trabalhar numa escola assim, seria maravilhoso…💓


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: