Publicado por: noticiasdesiao | 30 de março de 2015

LIGA ÁRABE APROVA FORÇA MILITAR CONJUNTA

ÁRABES UNIDOS JUDEUS PREVENIDOS

Numa reunião de Cúpula da Liga Árabe foi aprovada neste domingo a intenção da criação de uma força militar conjunta visando “combater grupos terroristas”. O anúncio foi feito pelo presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi. Israel não se pronunciou.

Não existe grupo desunido mais unido do que os árabes. Adversários podem existir aos montes, mas inimigos mesmo, apenas um: Israel. Uma anedota corrente no Oriente Médio explica assim a tumultuada relação pan-arábica: “Eu contra meu irmão; eu e meu irmão contra meu primo; eu, meu irmão e meu primo contra os infiéis”. Por infiéis subentendam-se os países não islâmicos, que no Oriente Médio existe apenas um: Israel.

Embora o anúncio desse domingo não venha no rastro de nenhuma escaramuça envolvendo “infiéis”, Israel pode botar as barbas de molho, pois vai sobrar para o Estado Judaico. Neste momento – e por enquanto – os irmãos estão se unindo para combater os primos.

O anúncio da organização de uma força militar conjunta surge num momento em que uma dezena de países árabes empreende uma ofensiva no Iêmen contra os rebeldes xiitas que depuseram o presidente Abd Rabbuh Mansur al-Hadi e controlam grande parte do país.

A Arábia Saudita lidera uma coligação que integra nove países árabes: Bahrein, Egito, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Kuwait, Marrocos, Qatar, Paquistão e Sudão.

Abdel Fattah al-Sisi é há várias semanas o chefe de Estado que reclama com maior insistência a criação desta força árabe para combater em particular o movimento do Estado Islâmico (ISIS), que multiplica as atrocidades no Iraque e na Síria e está ganhando terreno na Líbia e no Egito.

Abd Rabbuh Mansur al-Hadi and Abdel Fattah al-Sisi
Os irmãos Abd Rabbuh Mansur al-Hadi do Iêmen e Abdel Fattah al-Sisi do Egito unidos contra os primos xiítas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: