Publicado por: noticiasdesiao | 25 de março de 2015

PORQUE VISITAR ISRAEL

EXPERIÊNCIA ÚNICA!

A experiência de visitar Israel é única, mesmo para quem faz a viagem pela undécima vez. Israel emana uma atmosfera, um clima, uma sensação diferente que envolve todos os sentidos. Seja judeu ou gentio, religioso ou ateu, conhecedor da História ou mero expectador, ninguém passa incólume por Israel.

Visite Israel

A PROPÓSITO DO CURSO DE ARQUEOLOGIA BÍBLICA

No próximo mês de Junho NOTÍCIAS DE SIÃO estará acompanhando, em Israel, um grupo de brasileiros que fará um curso de Arqueologia Bíblica com a chancela da Universidade Hebraica de Jerusalém. Alguns desses alunos pisarão a Terra Santa pela primeira vez, mas a maioria, digamos, é reincidente: já conhecem Israel, mas fazem questão de voltar.

A experiência de visitar Israel é única, mesmo para quem faz a viagem pela undécima vez. Israel emana uma atmosfera, um clima, uma sensação diferente que envolve todos os sentidos. Seja judeu ou gentio, religioso ou ateu, conhecedor da História ou mero expectador, ninguém passa incólume por Israel.

Na abertura do livro Operación Valkíria, o catalão Jesús Hernández faz uma descrição fantástica da importância de se visitar certos locais onde a História realmente aconteceu. Para Hernández, mesmo que alguém conheça amiúde um determinado fato, nada supera a emoção de estar no lugar onde esse aconteceu. Jornalista, licenciado em história contemporânea e especialista no estudo da Segunda guerra Mundial, Hernández não se limita a buscar os fatos nos arquivos e museus, ele precisa estar nos locais onde a História aconteceu. Mesmo que nesse local não existam mais nada que lembre o passado ou que sobre ele tenha sido edificadas construções outras que visem sepultar para sempre memórias incômodas.

Assim diz Jésus Hernández:

“Para compreender um acontecimento histórico, não há nada mais recomendável do que ir ao local onde este fato teve lugar. Quando se conhece um episódio concreto da História mediante a leitura, como costuma suceder na maior parte dos casos, esse fato chega-nos através de um único sentido: a vista. Ainda que se possa ter uma grande imaginação e na mente ganhem vida os seus protagonistas e se concebam os cenários, é indiscutível que a capacidade de penetrar no seu conhecimento é forçosamente limitada.

Pelo contrário, quando se visita o lugar onde o acontecimento se desenvolveu, passam a intervir os outros sentidos. Chegam até nós os sons e os cheiros de que seguramente se apercebeu quem, naquele tempo, se movimentou nesse mesmo lugar. E intervém igualmente um sexto sentido, difícil de definir ou classificar: trata-se de uma vibração especial, a inquietante sensação física de que aí, nesse preciso lugar, persiste, de alguma maneira, a emoção, drama, o medo ou a alegria que uma década ou uns séculos antes – pouco importa – sentiu quem ocupava esse mesmo espaço. Nesse momento, o tempo passa a ser uma variável irrelevante; o que realmente conta é que tanto os personagens históricos como o visitante partilham das mesmas coordenadas, existe uma coincidência real entre ambas as realidades e essa confluência origina um efeito tão poderoso quanto indescritível”.

Visitar Israel proporciona todas essas sensações ou mais, afinal de contas através da sua terra, do seu povo, da sua gastronomia e da sua fé, mais do que proporcionar sensações que dão vida à História, Israel repete a História, Israel continua a História.

Quando puderem, visitem Israel. Garanto-lhes que vocês nunca mais verão as História Bíblicas ou a História da Humanidade com os mesmos olhos.

Anúncios

Responses

  1. […] PORQUE VISITAR ISRAEL […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: