Publicado por: noticiasdesiao | 23 de março de 2015

ANIVERSÁRIO

AGRADECENDO OS PARABÉNS

mão-na-bengala

Fazer aniversários é transpor barreiras e surpreender-se com o que vai-se deparar depois de ultrapassá-las. Descobri isso da forma mais desagradável possível, pois a primeira barreira por mim transposta num aniversário foi a da porta do cinema. Esperei ansiosamente pelos meus 18 anos para poder assistir a um filme proibido para menores e quando o consegui, que decepção. Saí do cinema constrangido e frustrado.

A decepção seguinte chegou-me ao ultrapassar a barreira dos 20. Pensei que ao chegar aos 20 anos eu conseguiria comprar meu primeiro carro, sem ajuda de ninguém, mas em 1980, sem essas mágicas startups de hoje que fazem de adolescentes milionários da noite para o dia, não foi possível atingir o objetivo.

Nos anos que se seguiram fui, de aniversário em aniversário, criando expectativas, transpondo barreiras e me deparando com alguns sucessos e diversas decepções. E a vida foi passando.

Fazer 40 foi significativo, por tudo o que esse número representa na História do povo de Israel, e chegar ao 50 foi um marco. A semana passada fiz 55 e na minha linha do horizonte o próximo “número mágico” é o 60. Serei, enfim, sexagenário.

Fazer anos quando somos jovens tem sinônimo de conquista, mas a medida em que vamos envelhecendo os aniversários diminuem os nossos círculos, reduzem nossas expectativas. Temos menos tempo pela frente, temos menos parentes a nos parabenizar e temos menos margem de manobra para grandes planos. Na minha linha do horizonte vejo agora as mesmas palavras que o profeta Amós dirigiu ao povo de Israel: “Prepara-te para te encontrares com o teu D-us!” (Amós 4.12).

imaAcreditem, não estou doente, melancólico nem deprimido e embora sem festas – nunca gostei – o meu aniversário foi ótimo! Almocei com a família, confraternizei com amigos, fui ao cinema para ver um filme que há muito esperava e fotografei flores, afinal de contas no hemisfério Norte meu aniversário coincide com o início da Primavera. Está tudo muito bem, mas como disse acima, o círculo está se fechando. Do Brasil vejo a foto da minha mãe, que aos 93 anos tem o círculo da vida mais fechado ainda. Sua última irmã morreu no ano passado e meu pai há mais de 15 anos, ou seja, por mais que a ideia me assuste é fato inexorável que mais cedo ou mais tarde ela irá também.

E novamente Amós volta a sussurrar-me ao ouvido: “Prepara-te para te encontrares com o teu D-us!”

Pessoalmente, pelas redes sociais, por telefone ou por e-mail, recebi centenas e centenas de mensagens de parabéns. E estas vieram de crianças, de jovens, de adultos e de idosos. Que maravilha! Se por um lado o círculo da vida aperta-se, por outro, a mágica dos modernos meios de comunicação permitem que as manifestações de carinho sejam cada vez mais numerosas. Sou grato a cada um de vocês. Aos mais jovens desejo que aproveitem a vida e estejam preparados para não terem todas as suas expectativas atingidas. Aos mais velhos, espero que atentem para as minhas reflexões, pensem nos seus próprios horizontes e… preparem-se para encontrarem-se com o seu Deus.

Responses

  1. FELIZ ANIVERSARIO MANO!

    No momento estou sem facebook, pois diersas vezes fiquei com problemas para cessar e estava recebendo muitas propagandas e convites meio estranhos.

    Estou pensando em abrir outra conta mas estou sem inspiracao para escolher um nome de conta.

    Assim que criar te envoi.

    Abracos e beijos para toda a familia.

    Saudades

    Debora

    Sent from Windows Mail

  2. Carissimo Roberto, fiquei sem acessar a internet por alguns dias e vejo, agora, que já passou a data de seu aniversário. Ainda que com atraso, receba meus cordiais cumprimentos e desejo de felicidades. Que todos possamos expressar como o autor do Salmos 90.12 “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”. Parabéns.


Deixe um comentário

Categorias

