Publicado por: noticiasdesiao | 29 de novembro de 2014

JUDEU ALENTEJANO

AS RAÍZES JUDAICAS DO CANTE ALENTEJANO PORTUGUÊS

Conheça o Cante Alentejano Português, patrimônio imaterial da humanidade, compare-o com as músicas judaicas entoadas nas sinagogas sefarditas e pense: quem influenciou quem?

Monumento ao Cante Alentejano em Casével
Monumento em homenagem ao Cante Alentejano no Lugar de Casável, Concelho de Castro Verde no Alentejo, lembra um grupo de judeus ortodoxos.

CANTE ALENTEJANO É PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE

Eram 11h17 do dia 27 de novembro de 2014 quando, em Paris, a inscrição do Cante Alentejano como patrimônio cultural imaterial da humanidade foi aprovada e formalizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a UNESCO.

O representante do comitê intergovernamental da UNESCO parabenizou os membros da comunidade portuguesa presente estendendo os parabéns aos grupos que praticam o Cante Alentejano que estiveram envolvidos na candidatura. Salientou ainda que este canto “feito para aproximar as pessoas” reflete muitos dos valores que regem este órgão das Nações Unidas, sendo “uma referência de paz e serenidade”, de “solidaridade e fraternidade”.

Quem conhece o Cante Alentejano pode já ter ouvido que esta manifestação popular da cultura portuguesa têm raízes árabes. E chegam a esta ilação talvez pela proximidade geográfica do Alentejo com as regiões onde no passado houve uma grande presença moura. Entretanto, quando observamos diversos aspectos periféricos à prática do Cante Alentejano podemo-nos surpreender: há muito mais de judaico do que de árabe no Cante Alentejano.

O judeu português Nuno Guerreiro Josué, diz que sempre ouviu dizer que as raízes dos cantares tradicionais alentejanos eram árabes, e que remontavam aos séculos de domínio muçulmano do Sul de Portugal. Guerreiro Josué salienta no entanto que “apesar de conhecer bastante a música árabe, nunca encontrei entre elas qualquer analogia”. O judeu português, que também é jornalista, destaca ainda que “algumas tentativas de aproximação entre as duas [formas de cantar] empreendidas por músicos contemporâneos, apesar de agradáveis, tinham sempre um sabor a casamento forçado”.

No entanto, quando pesquisa-se o cancioneiro ritual judaico das sinagogas sefarditas, aquelas que haviam – e há – na Espanha e em Portugal, percebe-se a identificação melódica entre as músicas judaicas e o Cante Alentejano.

Além disso há outros aspectos com forte matiz judaico. O Cante Alentejano é um cantar responsivo, numa estrutura coral que faz lembrar a relação que há entre o chazan, o cantor oficial das sinagogas, e a congregação. O Cante Alentejano não prioriza temas religiosos idólatras, ao contrário dos Ranchos Folclóricos do Minho e de outras regiões de Portugal. O Cante Alentejano é quase que prioritariamente entoado por homens, contrastando também com os ranchos onde a presença da mulher é equitativa. A roupa típica dos praticantes do Cante Alentejano lembra, em muito, a indumentária ortodoxa judaica, sendo que há até mesmo um chale que remete ao talit judaico.

Ouça, no vídeo abaixo, uma milenar canção ritualística judaica e, na sequência, um Cante Alentejano clássico. Observe as similaridades e veja se não há uma forte relação entre as duas canções. E se levarmos em consideração que a música de sinagoga tem raízes anteriores ao Cante Alentejano, fica a pergunta: quem inspirou quem?


.

VÍDEO OFICIAL UNESCO

Assista ao belo filme onde Portugal apresenta a candidatura do Cante Alentejano como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Anúncios

Responses

  1. O canto mudei alentejano é muito lindo !!
    Ótima matéria .Parabens!

  2. Gostei!!! Surpreendente e revelador. Parabéns pelo artigo.
    Alexandre


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: