ROSH HASHANAH 5775

SHANAH TOVAH UMETUKAH LEKULAM!

Chag Sameach! Shanah Tovah! Estamos começando o ano 5.775 do calendário judaico. Boas Festas! Feliz Ano Novo!

Shanah Tovah 5775

Diferentemente do que é praticado em boa parte do mundo ocidental, os Judeus iniciam hoje, no cair da tarde, o seu ano novo. São 5.775 anos desde a criação do Homem. Trata-se – desculpem a redundância – de uma das festas mais festivas do calendário judaico. Sob as mesas dos judeus não podem faltar o mel, a maçã e a romã, e nas ruas ouve-se o som do shofar. Estes são os símbolos máximos desta data.

Chamado de Rosh Hashanah, que significa, “Cabeça do Ano”, marca o início do mês de Tishrei, que é o primeiro mês do ano no calendário judaico, de inspiração rabínica, e o sétimo do calendário bíblico. O registro está em Vayicra (Levítico) 23.24: “Fala aos filhos de Yisra’el, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido do shofar, santa convocação”.

Segundo a tradição rabínica, este é o dia em que Adam e Havah (Adão e Eva) foram criados. A tradição rabínica aponta também este como o dia em que Kayim matou seu irmão Hevel, razão pela qual a data é conhecida como Yom HaDin, ou seja, Dia do Julgamento. A data marca também o início do Yamim Noraim ou Dias de Reverência, um período de dez dias de introspecção, meditação e reflexão, que antecede o Yom Kippur, o Dia da Expiação.

Começando com o toque do shofar no cair da tarde da véspera do primeiro dia de Tishrei, além da maçã, mel e muito doce, é comum também ver judeus comendo cabeças de peixes – rosh shel dag – como incentivo a começar o ano com a cabeça, ou seja, a parte mais alta do corpo. A presença do mel e dos doces reflete o espírito da festa e dos votos trocados entre os celebrantes que desejam mutuamente Shanah Tovah Umetukah, Um ano Bom e Doce.

E é justamente isso que desejamos a todos os leitores do Blog Notícias de Sião no início deste ano de 5.775: Shanah Tovah Umetukah!

SÍMBOLOS DO ROSH HASHANAH

“Fala aos filhos de Yisra’el, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido do shofar, santa convocação” (Vayicra 23.24).

Shofar Rosh Hashanah
O Toque do Shofar

Rosh Hashanah Apple Pomegranate Honey
Maçã, Romã, Mel e Chalah

Rosh Hashanah Fish Head
Rosh Shel Dag

Anúncios

Um comentário sobre “ROSH HASHANAH 5775

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s