Publicado por: noticiasdesiao | 8 de setembro de 2014

PAZ JUDAICA

FESTIVAL JUDAICO DE VERÃO EM BUDAPEST

Para os judeus Europeus há agora uma nova frase a ser pronunciada após o término do verão: L’shana haba’ah be Budapest!

Jewish Summer Festival Budapest

Enquanto imigrantes muçulmanos de diversas nacionalidades tentam envenenar a Europa com discursos virulentos apelando contra a lei e a ordem locais, a comunidade judaica, pacificamente, continua a contribuir para o desenvolvimento do Velho Continente tanto no aspecto econômico como no cultural.

Uma prova disso é o Festival Judaico de Verão que termina neste domingo, 7, na cidade de Budapest, Hungria.

Este encontro, que congrega dezenas de milhares de judeus e gentios, tem vindo a afirmar-se com uma das grandes atrações turísticas da cidade.
Todos os anos, o festival reúne o melhor da tradição e da cultura judaica, da Música às artes plásticas, passando inclusive pela gastronomia kasher.

A edição 2014 ficou marcada pela comemoração dos 70 anos do holocausto. A está sendo assinalada com uma exposição na principal sinagoga da cidade.

Até a Segunda Guerra Mundial, o bairro judaico de Budapest foi uma importante zona comercial da cidade. Após um longo período de declínio, as ruas voltaram a encher-se de gente, nos últimos quinze anos. O bairro tornou-se uma zona de diversão noturna recheada de bares e restaurantes. A Budapest Klezmer Band é uma das presenças assíduas do festival. “Normalmente, há três ou quatro mil pessoas no concerto, judeus e não só. Eles recebem este tesouro cultural judaico e o público volta para casa mais rico”, garantiu o pianista Ferenc Javori.

Festival Judaico de Budapest

Além da arte, da música e da animação, a gastronomia é um dos pontos altos do festival. Em entrevista ao canal de notícias Euronews, Rachel Raj, uma das grandes especialistas da gastronomia judaico-húngara explicou como é feito uma das iguarias mais apreciadas do festival, o Flodni: “Trata-se de um bolo tradicional judaico-húngaro servido nas festas religiosas. O mais importante neste bolo é o fato de ele ter a alma das avózinhas ídiche. É feito com os melhores ingredientes e em diferentes camadas. Olhando de perto pode-se ver as sementes de papoila, a maçã, as nozes e o doce de ameixa”, disse a culinarista.

Todos os anos, o evento atrai numerosos turistas de vários pontos do mundo, principalmente dos Estados Unidos: pessoas com origens judaicas, curiosas por conhecerem um pedacinho da cultura dos seus antepassados, como exemplificado no depoimento de uma turista entrevistada pelo Euronews: “Estou muito feliz por poder participar neste festival. A minha família tem um passado judeu. Por isso é fantástico estar aqui e usufruir de uma cultura que tem a ver com uma parte da minha família”, disse a turista que é norte-americana.

Stanley Sperber, que dirigiu o concerto do Coro da Academia de Música de Câmara de Jerusalém, afirmou: “Para nós, é uma enorme honra estar aqui. Há anos que ouvíamos falar deste festival. Graças a George Adam, que é pai de um dos cantores, foi possível estabelecer o contacto com o festival e fomos convidados a participar”, contou o maestro.

Foram precisos vários anos para integrar o evento na agenda cultural da cidade. Hoje em dia, é notória a mudança de mentalidades em relação ao festival.
“Quando o festival começou era difícil fazer publicidade no rádio ou com cartazes” disse Vera Vadas, a diretora do evento. “A palavra ‘judeu’ tinha um sentido pejorativo, mas as coisas mudaram e agora o termo ‘judeu’ passou a ser sinónimo de uma bela cultura”, concluiu a organizadora.

Para os judeus Europeus há agora uma nova frase a ser pronunciada após o término do verão: L’shana haba’ah be Budapest!

VEJA ÍNTEGRA DA REPORTAGEM DA EURONEWS

FONTE: EURONEWS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: