Publicado por: noticiasdesiao | 23 de dezembro de 2013

GOOGLE ZEITGEIST 2013

Google Zeitgeist 2013

QUAL O INTERESSE COLETIVO DE BRASILEIROS E ISRAELENSES?

Como faz todos os anos, a Google, o maior motor de buscas da Internet, divulgou a lista dos termos e assuntos mais pesquisados na rede mundial de computadores no ano que está terminando. Se nenhuma catástrofe inesperada acontecer – e nenhuma pessoa famosa resolver dar chilique – Nelson Mandela dificilmente perderá o posto número 1 do ranking. Na sequência vem Paul Walker, iPhone 5s, Cory Monteith em segundo, terceiro e quarto lugares respectivamente, sendo que Harlem Shake, o maior besteirol do ano, fechou a lista Top Five.

Os brasileiros preferiram os programas de entretenimento televisivo, com o reality Big Brother Brasil liderando, seguido de uma lista de telenovelas.

Compartilho com vocês uma comparação que fiz e pergunto: afinal de contas, qual é o “interesse coletivo” que move brasileiros, israelenses e o resto do mundo? Veja o Top 10 de cada um e tire suas conclusões.

Zeitgeist Israel Google Trends 2013

PARA ENTENDER ALGUNS TERMOS PESQUISADOS EM ISRAEL

Para uma melhor compreensão de alguns dos temas mais pesquisados pelos israelenses, aqui vão algumas informações.

VACINA CONTRA A PÓLIO – Em junho, a OMS noticiou a detecção do vírus da poliomielite tipo 1 em amostras de esgoto da vila beduína de Rahat, no sul de Israel. Na oportunidade a OMS considerou como “moderado” o risco de disseminação o que fez com que as pessoas buscassem informações de como preveniram-se contra a doença. É bom lembrar que a vacina contra a pólio foi desenvolvida pelo cientista judeu Albert Bruce Sabin.

GAFANHOTOS – Oriundos do Egito, no início do ano Israel sofreu uma das maiores invasões destes insetoc dos últimos 50 anos. Naturalmente, os israelenses correram ao Google para saber o que fazer, uma vez que fazer Harlem Shake não ia adiantar nada.

COFIX – Trata-se de uma revolucionária rede de fast-food “low cost” estabelecida recentemente em Israel. Depois de parar em um porto de gasolina para abastecer seu carro, Avi Katz pediu um café e um sanduíche. Quando foi pagar a conta, assustou-se com o preço e saiu dali decidido a revolucionar o mercado de fast-food na Terra Santa. Resultado: Como judeu não é de jogar dinheiro fora e os árabes não tem muito para fazê-lo, correram ao Google para saber onde está localizada a Cofix mais próxima.

CANTOR FAMOSO – Este foi o título aplicado durante algum tempo ao cantor Eyal Biton, mais conhecido como Eyal Golan. De origem iemenita e marroquina, Golan envolveu-se num escândalo no mesmo estilo daquele que derrubou o político italiano Sílvio Berluscone. Como a imprensa, até o nome vir à tona, tratava o caso como o de um “cantor famoso”, o termo bombou na net israelense.

GAMBA STYLE – Deixei este por último, embora no ranking apareça antes de “Cofix” e “Cantor Famoso”, pois quero terminar esta matéria compartilhando o vídeo que fechou o Top Five Israelense. Uma engraçadíssima paródia do mega-sucesso Gangnam Style, Gamba Style (Estilo Pimentão) aproveita a semelhança fonética das palavras Gangnam e Gamba para fazer uma sátira ao estilo israelense de comer legumes crus. Palitos de cenouras, aipo, pepinos e, principalmente, pimentões, não pode faltar numa rodinha de amigos. Principalmente se sobre a mesa estiver uma travessa com homus. Então, com vocês, um hit que já tem quase 35 milhões de visualização: Gamba Style!

Anúncios

Responses

  1. Ótima matéria querido amigo Roberto!
    E as explicações não poderiam ser mais claras!
    Kol haKavod!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: