Publicado por: noticiasdesiao | 27 de outubro de 2013

TERREMOTO EM ISRAEL

ABALO DE GRANDE MAGNITUDE PODERÁ ATINGIR A TERRA SANTA

Na semana passada aconteceram diversos tremores de terra em Israel, fato que levou especialistas a cogitarem que a região poderá em breve sofrer um terremoto de grande magnitude. O primeiro abalo foi sentido no domingo, 20, seguido de três outros de menor intensidade.

Terremoto em Israel
Israelenses treinam como agir no caso de um grande terremoto

DIVERGÊNCIA ENTRE ESPECIALISTAS

O professor Amotz Agnon, um especialista em geologia e geofísica da Universidade Hebraica de Jerusalém, explicou ao web site United with Israel (UWI) que um forte terremoto poderia “ocasionar milhares de mortes” em todo Israel. “Por experiência sabemos que [o volume de mortes] depende da hora e do dia em que ocorre um terremoto”, afirmou o especialista, e como as cidades de Safed, Tiberíades, Kiryat Shmona, Beit Shean e Eilat estão localizadas justamente acima da linha da falha sírio-africana, para Amotz Agnon os resultados seriam catastróficos.

Associado à mesma preocupação, o Dr. Avi Shapiro, presidente do gabinete governamental estratégico sobre terremotos, afirmou acreditar que a ocorrência de uma possível tragédia é apenas uma questão de tempo, pois pequenos terremotos consecutivos, similares aos ocorridos esta semana, podem representar o prenúncio de um gigantesco abalo.

Shapiro alertou que nem mesmo Israel, que é detentor dos mais avançados conhecimentos científicos, seria capaz de evitar algo assim, mas não foi de todo pessimista, lembrando que o despoletar de pequenos sismos podem também ocasionar acomodação das placas tectônicas “aliviando a pressão e evitando assim sismos maiores”, comentou o UWI.

Todavia, Shapiro informou que o Estado de Israel tem vem se preparando para terremotos há muitos anos, construindo edifícios públicos flexíveis, principalmente escolas. Os modernos prédios de apartamentos e a maioria das casas recentemente construídas em Israel já estão preparadas para minimizar o impacto de um movimento telúrico inesperado.

Além de reforçar as exigências de segurança quando da emissão de autorizações de novas construções, Shapiro informou que seu gabinete continuará a empreender ações educativas visando conscientizar os israelenses a desenvolverem hábitos voltados especificamente aos procedimentos adequados a situações de terremotos.

Na contramão destas preocupações encontra-se o Dr. Uri Frieslander, diretor geral do Instituto Geofísico de Israel (IGI), que diz não acreditar na possibilidade de uma tragédia como esta. Frieslander afirmou que os israelenses podem ficar descansados, pois o IGI vem “observando cuidadosamente o mapa sismológico” e os resultados não apontam para uma catástrofe iminente. O IGI usa como referência episódios semelhantes, ocorridos no Líbano e em Gilboa, quando diversos pequenos terremotos não passaram disso: apenas uma sequência de enormes sustos.

O UWI diz entretanto que nem mesmo Frieslander pode garantir nada. “A verdade é que não sabemos ao certo o que significa a recente série de abalos”, concluiu o diretor do Instituto Geofísico de Israel.

Earthquake in Israel
Há anos Israel vem se preparando para enfrentar catástrofes de todas as naturezas

Anúncios

Responses

  1. Já estive nos locais acima referidos…Com o coração “dolorido”, em minhas orações estou pedindo para que Deus guarde nossos amados!

  2. Estimado irmão,
    além de contar com as minhas orações e do meu apreço por este magnífico trabalho que está a realizar em prol da Obra do Senhor, também espero que não leve a mal estas minhas correcções: não é “fato”, tectônicos” ou “Cotidiano” que se escreve, mas sim “facto”, “tectónico” e “Quotidiano”.
    Desejo-lhe as maiores e mais ricas bênçãos do Senhor.

    • Prezado João Carlos. Sou-lhe grato por suas observações e mais grato ainda pela fidelidade com que lês os nossos artigos e nos apoia, inclusive com orações. Indubitavelmente precisamos disso. Quanto às observações em relação à redação das reportagens, gostaria de informar que mesmo estando estabelecido em Portugal, sou brasileiro (bem como da maioria dos leitores). Desta forma, os textos são escritos ao abrigo do novo Acordo Ortográfico. Entretanto, como não sou tão versado na língua de Camões, agradeço imensamente quando recebo feedbacks como o seu. Que espero continuar recebendo. Fraterno abraço.

    • Isso mesmo: ‘fato’ e ‘tectônicos’, segundo a norma brasileira. ‘Cotidiano’ e ‘quotidiano’ admitem grafia dupla, assim como ‘catorze’ e ‘quatorze’.

      • Obrigado pelo reforço, caro mestre.

  3. D-US, através de Seu Filho Amado YESHUA, abençoe o povo de israel

  4. Querido amigo Roberto…muito obrigada…todah rabá por suas noticias!!! É muito importante para mim recebê-las!!! Que o Eterno, louvado seja, continue a proteger grandemente meu povo querido e minha terra querida!! Que o Eterno, louvado seja, continue a protegê-los poderosamente!!! E que um dia, possa o Senhor permitir-nos encontrá-los. Obrigada por lembrar-se de nós!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: