ARMADILHAS NO FACEBOOK

ANTES DE COMPARTILHAR ALGUMA COISA, PROCURE CONHECER A FONTE.

Existem pessoas bem intencionadas, que ao se deparar com uma imagem arrebatadora, um comentário engraçado ou mesmo uma boa piada política não perdem tempo e compartilham nos seus perfis.

Perfil defende petistas enquanto ataca Israel.

Perfil defende petistas enquanto ataca Israel.

Caros amigos, quando vocês encontrarem “algo legal” no Facebook, antes de clicar em “Compartilhar”, observem bem a fonte, pois, sem querer, poderão estar dando visibilidade a grupos e ideologias que não merecem um segundo da nossa atenção.

Existem pessoas bem intencionadas, que ao se deparar com uma imagem arrebatadora, um comentário engraçado ou mesmo uma boa piada política não perdem tempo e compartilham nos seus perfis. Entretanto é sempre bom estarmos atentos a pequenos detalhes que, por vezes, podem nos passar despercebidos.

Encontrei ontem um post desnecessário no perfil de um dos meus amigos virtuais. Num lamento, comentei o seguinte: “Infelizmente este perfil, às vezes, fala e defende muita besteira.”

O comentário gerou defesa por parte outro amigo. Na melhor dinâmica facebookiana (terrível às vezes), fui obrigado a explicar a minha crítica.

Muitas vezes, bons amigos de Israel acabam postando no Facebook links que apontam para artigos cujos interesses atendem mais aos seus gostos pessoais ou às ideologias, do que à verdade dos fatos. Acontece que, com isso, acabam por não atentar para algo muito mais importante ainda: A credibilidade das fontes. Algumas delas, por sinal, até mesmo antissemitas. Isso tira o foco de Israel, que precisa de defensores no Facebook, transferindo as atenções para questões menores, provincianas até.

A defesa do Partido dos Trabalhadores (PT), bem como dos seus ídolos e aliados, por exemplo, é completamente descabida em grupos ou fóruns cujo foco seja Israel. E tem gente que faz isso quase que de forma subserviente. O post que eu critiquei, por exemplo, era duma infelicidade sem limites. Não tinha nada a ver com Israel, embora o perfil fosse de um grupo DEFENSOR de Israel!

Acontece que não se tratava de um texto de autoria do dono do perfil. Ele apenas tinha “compartilhado” uma foto e comentário que havia gostado. Atacava Serra e defendia o Lula.

Fui até ao perfil de onde ele tirou a figura (e o comentário) e deparei-me com um grupo antissemita. Aliás, na própria foto da time-life, enorme, estavam quatro inimigos históricos de Israel e defensores incondicionais dos pseudo-palestinos. E um AMIGO DE ISRAEL estava dando visibilidade àquele grupo!

Quando fui me aprofundar nos “comentários anteriores” do tal perfil, acabei por chafurdar numa lama antissemita de dar nojo.

Partindo deste triste experiência, sugiro gentilmente que quando você, caro leitor deste blog, achar algo interessante que queira compartilhar, procure ver bem quem está por trás do comentário, pois poderás estar ajudando a propagar mentiras que atacam Israel e o seu povo.

Anúncios

2 comentários sobre “ARMADILHAS NO FACEBOOK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s