Publicado por: noticiasdesiao | 28 de setembro de 2011

ROSH HASHANAH 5772

Chag Sameach! Shanah Tovah! Estamos começando o ano 5.772 do calendário judaico. Boas Festas! Feliz Ano Novo!

Diferentemente do praticado em boa parte do mundo ocidental, os Judeus iniciam hoje, no cair da tarde, o seu ano novo. São 5.772 anos desde a criação do Homem e se trata – desculpem a redundância – de uma das festas mais festivas do calendário judaico. Sob as mesas não podem faltar o mel, a maçã e a romã, e nas ruas o som do shofar, símbolos máximos desta data.

Chamado de Rosh Hashanah, ou seja, “cabeça do ano”, marca o início do mês de Tishrei, que é o primeiro mês do ano no calendário judaico, de inspiração rabínica, e o sétimo do calendário bíblico. O registro está em Vayicra (Levítico) 23.24: “Fala aos filhos de Yisra’el, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido do shofar, santa convocação”.

Segundo a tradição rabínica, este é o dia em que Adam e Havah (Adão e Eva) foram criados. A tradição rabínica aponta também este como o dia em que Kayim matou seu irmão Hevel, razão pela qual a data é conhecida como Yom HaDin, ou seja, Dia do Julgamento. A data marca também o início do “Yamim Noraim” ou “Dias de Reverência”, um período de dez dias de introspecção, meditação e reflexão, que antecede o Yom Kippur, o Dia da Expiação.

Começando com o toque do shofar no cair da tarde da véspera do primeiro dia de Tishrei, além da maçã, mel e muito doce, é comum também ver judeus comendo cabeça de peixe – rosh shel dag – como incentivo a começar o ano com a cabeça, ou seja, a parte mais alta do corpo. Aliás, a presença do mel e dos doces reflete o espírito da festa e dos votos trocados entre os celebrantes que desejam mutuamente Shanah Tovah Umetukah, um ano bom e doce.

E é justamente isso que desejamos a todos os leitores do Blog Notícias de Sião no início deste ano de 5.772: Shanah Tovah Umetukah!

Anúncios

Responses

  1. Desejo um feliz ano novo ao povo judeu,povo único na terra da aliança com Deus. ” Shanah Tovah Umetukah!”

  2. Que linda foto você fez Roberto, que explicação muito legal também. Que bom que você escreveu e está firme. Que o Eterno continue abençoando você COM MUITA SAÚDE. Desejo de todo coração, o meu Shanah Tovah Umetukah, um ano bom e doce, para você sua preciosa esposa e seus lindos filhos!! Maria Lucia e família.

  3. Shanah Tovah Umetukah!

    D-US abençoe suas vidas meu irmão!
    Shalom!

    • Shanah Tovah!

      Bom retorno.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: