Publicado por: noticiasdesiao | 19 de março de 2011

CHAG PURIM SAMEACH!

O DIA ALEGRE MAIS TRISTE EM ISRAEL

O dia é de festa, mas Israel está de luto. Uma vez mais.

Hoje, 19 de março de 2011 é dia 13 II de Adar de 5771 em Israel. Isso significa que é Purim, a festa mais festiva de Israel. Desculpe ser redundante, mas Purim é tão colorido, tão alegre, que é mesmo uma festa muito festiva.

E tem mais: O Purim de 5771 caiu num Shabat! Isso significa que a festa deveria ser maior ainda. Deveria. Infelizmente, o Purim deste ano está com um gosto muito amargo para os israelenses.

Ruth Fogel era uma professora judia. Ruth Fogel estava preparando a Festa de Purim juntamente com 9 classes de crianças judias. Quatro dos 5 filhos de Ruth Fogel estavam ajudando a mãe, para que esta não se sobrecarregasse com os preparativos da festa e os cuidados com o irmãozinho menor, um bebê prestes a completar 4 meses.

Ruth Fogel, seu esposo e 3 dos 5 filhos jamais comemorarão o Purim. Dois dos seus 5 filhos provavelmente jamais comemorarão o Purim como fizeram até o ano passado. Purim, para a Família Fogel jamais será como antes…

Ruth, Udi, Yoav, Elad e Hadass Fogel foram chacinados por terroristas palestinos quase que às vésperas de Purim. Ruth tinha 35 anos e seu esposo 36. Duas ds crianças tinham 11 e 4 anos. E a bebê ia fazer 4… meses!

A Família Fogel está destroçada. O coração dos israelenses está destroçado. Nós estamos destroçados.

Mas, é Purim e não podemos esquecer disto. É Purim, e Purim relembra ao Povo de Israel que tragédias como estas jamais aniquilarão seu Povo. Tragédias como estas doem, mas torna Israel mais unido, mais forte, mais invencível. Tragédias como estas servem para mostrar o quanto o Povo de Israel é diferente dos seus inimigos.

Os assassinos da Família Fogel se auto-denominam “palestinos”. Embora atribuam a si mesmos a descendência de um povo que não existe mais, os pseudo-palestinos defendem como pátria uma terra que nunca lhes pertenceu legitimamente. E na defesa desta pátria eles têm até um hino, que, inspirado pelo seu livro sagrado, o Alcorão, em determinada parte diz:

Com a força do vento e o fogo das armas
E a determinação de minha nação na terra da contenda
Palestina é meu lar, Palestina é meu fogo,
Palestina é minha vingança e a terra da perseverança
Pelo voto sob a sombra da bandeira
Por minha terra e minha nação e pelo ardor do sofrimento
Viverei como um fida’i
(suicida), permanecerei um fida’i,
Terminarei [como] um fida’i – até que meu país regresse!

Foi um grupo de auto-denominados palestinos, armado destes ideais, que invadiu a casa de Ruth Fogel no Shabat passado e, enquanto a família dormia, esfaqueou brutalmente 5 pessoas. Incluindo Hadass, a bebezinha de 4 meses. É difícil imaginar um ser humano (?) levantando uma faca e golpeando seguidamente um bebezinho de 4 meses! Por mais que tenhamos conhecimento de cenas como esta dos filmes de terror, não dá para imaginar os detalhes da horripilante cena.

Udi Fogel, o pai, era um homem religioso. Na defesa defesa da sua família ele tinha sua fé. Como fonte de inspiração para a sua fé ele tinha um Livro Sagrado, a Torah (Pentateuco). Fundamentado nesta fé, Udi Fogel tinha uma prece pendurada na parede da sua casa que dizia o seguinte:

Que seja TUA vontade, SENHOR D’us e D’us dos meus antepassados,
Que eu ame A TODOS em Israel como a mim mesmo, e
Graciosamente execute o mandamento de amar meu vizinho como a mi mesmo.
E que também seja TUA vontade, SENHOR D’us e D’us dos meus antepassados,
Que TU induza os corações dos meus amigos e vizinhos para que me amem calorosamente, e
Que eu seja aceito e benquisto por todos, e
Que eu seja amável e agradável, e
Que eu seja gracioso e misericordioso aos olhos de todos que me vêem.
Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem.
E tudo pelo Céu, para fazer a TUA vontade,
Amém.

Que diferença entre os dois ideais! Que diferença entre as duas posturas! Que diferença entre a fé dos Fogel e a fé dos seus algozes…

Fica difícil, neste Purim de 5.771, desejar Chag Purim Sameach aos leitores deste blog. Mas, por respeito à memória de Ruth Fogel e sua família, nós temos que fazê-lo.

Quanto aos seus inimigos, covardes assassinos de bebês, eles terão o mesmo fim que teve Haman. E Israel e seu povo prevalecerão. Como sempre.

Por isso, mesmo tendo um nó na garganta, nós desejamos Chag Purim Sameach! Em homenagem aos Fogel.

Anúncios

Responses

  1. Que tristeza em pleno Purim, mas sabemos que D’us não está longe de seu povo e devemos intercedê-lo pelo seu povo.

  2. Por Fogel recebo e ofereço Chag Purim Sameach com tristeza e com muito lamentar por esta tragédia. Que os malfeitores sejam severamente punidos. Baruch HaShem!

  3. Como está presente o inimigo de D-us, induzindo palestinos nessa matança, enganados quanto à Eternidade, cuja premiação revelada no Al Corão é simplesmente ridícula, ainda
    creditada pelos muçulmanos, cuja visão corrompida, nem tem a percepção do Bom Senso.
    “Abençoarei aos que te Abençoarem e, aos que te amaldiçoarem, Amaldiçoarei!”
    Bereshit mantem-se aberto ( abrindo os Olhos, mesmo aos cegos de nascença… )

  4. Que O ETERNO abençoe o povo de Israel e que o mundo possa entender que só o SENHOR é D-US!
    Shalom Adonai!

  5. Para quem crê na Palavra de Deus, vê os sinais da volta de Cristo se cumprindo dia após dia. Dói muito saber dessas notícias sobre nossos amados irmãos judeus. É por isso que nossa alma chora e diz:”Ora vem, Senhor Jesus”
    MARANATA! O SENHOR VEM!

  6. Roberto, fico muito grato pelo envio do texto. Que o DEUS das consolações possa confortar a todos os corações enlutados e dar forças aos nossos irmãos israelenses para suportar mais esta provação. Do SENHOR virá a vitória.

  7. Quero que saibam que: no Rio de Janeiro,Brasil, exsiste um povo que ora pedindo a paz para Israel, sempre que vemos estes acontecimentos, o grupo se reune e ora em prol do povo a qual d’us escolheu para ser PROPIEDADE PECULIAR DENTRE TODOS OS POVOS DA TERRA, REINO SACERDOTAL E POVO SANTO!

    CHAG PURIM SAMEACH!

    Irmão Armando.

  8. Shabat Shalom para todos! Mesmo que a tristeza chegue a todos por esse ato insano mas, a alegria do Purim esta em nossos corações bem como nos corações dos nossos irmãos Fogel, Chag Purim Sameach é a felicidade da vinda da justiça de Hashem com seus exercitos comandado pelo HaMashiach Yeshua Baruch, começou a contagem regressiva desta velha terra para a nova terra Yerushalayim sem nossos inimigos ligados a Hasatã.

  9. Essas atrocidades contra o povo judeu, somado à indiferença das nações, comprovam a cada dia que não é uma mera perseguição e discriminação a um povo que é minoria no mundo, mas sim uma guerra das potestades do mal contra o D-us deste povo, e o que conforta os nossos contritos corações é a fé e certeza de que ESTE QUADRO MUDARÁ conforme a vontade do ETERNO, aleluia!!!

  10. Que a Graça e a Paz do Senhor Jesus Cristo, que vai além do nosso entendimento, possa trazer conforto e esperança aos parentes e a toda a família Israelense. Tenho aprendido a amar e respeitar essa nação e após passar alguns dias lá, pude comprovar ser a oração de Udi Fogel, uma realidade visível naquele país e seu povo.

    • Completa verdade, Paulo. É impossível visitar Israel sem fazer esta constatação. É impossível deixar Israel, depois de uma visita, com a mesma visão que se tinha antes. Aposto que você endossa meu convite: VISITEM ISRAEL!

  11. Excelente o post de hoje! Como sempre, meu caro Roberto, você nos proporciona, sob sua ótica de grande conhecedor do judaísmo, o dia-a-dia de Israel, sua cultura e poder. Por que poder? Tenho visto o quanto o poder está intrisicamente ligado à cultura, o que é de uma, muitas vezes não pode ser de outra. Nesse mosaico cultural, as guerras, as religiões, os acontecimentos que geram discórdias vão nos mostrando que o homem continua a querer o poder a todo custo. Desculpa se não me fiz entender, mas as religiões interferem de tal maneira no cotidiano das pessoas, elas modificam comportamentos, elas segregam, ela ferem e matam. Graças a você e aos meu primos de Curitiba, tenho aumentado meus conhecimentos sobre isso, e agradeço a oportunidade de te-lo conhecido. Vivendo e aprendendo, conhecimentos partilhados, mundializando a cultura, mesmo com acontecimentos trágicos como esse.
    Shalom e Parabéns pelo Dia dos País em Portugal!
    sds
    Célia Augusta

  12. Purim é a grande oportunidade para ensinar as novas gerações.
    É incrivel ver como as crianças estão entusiasmadas com esta festa maravilhosa, as meninas é claro, querem ser a princesa Hadassah (Esther) e os meninos se fantasiam de Super Homem e etc. Os sábios de Sião nos dizem que o milagre de Purim, que rescindiu o decreto para os judeus da morte á vida, fisica e espiritualmente, foi causada porquê Mordechai reuniu a todas as crianças judias a quem ensinou a Torá e com elas suplicou ao Altíssimo a ter misericórdia de seu povo. Ele, sendo um dos principais rosh do Sinédrio de seu tempo, soube leva-las a um espírito de sacrifício e arrependimento (Parashah 25) Vayikra – Lev. 6.1(13). Na verdade o maior “Super Homem Judeu” de seu tempo, na erudição, piedade e todos atributos possíveis, colocou tudo isto de lado para se dedicar a reforçar os fundamentos da educação, na verdade, indo pessoalmente para ensinar a Sagrada Torá com piedade e Nefesh Mesiras, para todas as crianças pequenas e (a)os jovens. De tudo isto, a mensagem que podemos aprender é esta : Não importa a sua posição na sociedade e na vida. Ou a importância que as atividades ou as pessoas parecem ter, é preciso, em primeiro lugar e acima de tudo, dedicar pelo menos uma parte de nosso tempo e esforços para a causa mais importante de todas: salvar a nossa geração de crianças e jovens a partir da implantação neles, a devoção a tudo que foi sagrado para nós. Desde os nossos Patriarcas que receberam a Sagrada Torá no Monte Sinai, a devoção ao ponto de auto-sacrifício. Livrando os da assimilação de nosso tempo. A mistsvá de tsedacá (caridade e compaixão) com os sobreviventes, necessitados do terremoto e as famílias no Japão, quem sabe uma de nossas tribos perdidas? Só desta forma que conseguiremos a vencer os nossos inimigos: Hamãs de nossas vidas e assegurar a existência de nosso povo. Tem muitas pessoas que ainda não entenderam, mas Israel é o milagre de todo dia, isto é o livramento, o Purim todos os dias, de nossos adversários e na verdade na leitura da Meguilá, parece-nos que não vemos um ato sobrenatural do Eterno nesta história, que parece mais exaltar a astúcia de Mordechai e a coragem de Hadassah (Esther) a evitar aquela tragédia. Porém Purim nos mostra o Divino e espiritual em oculto. O milagre da sobrevivência de nosso povo, mais uma vez na força da mulher e sua tradição judaica em seu cotidiano, agindo e usando o poder sabiamente que personificou o milagre de Purim. Que possamos todos nós, comemorar com nossos filhos e jovens e expressar o real sentido desta festa maravilhosa.
    Um feliz Purim a todos!
    Chag Purim Sameach!
    Happy Purim!

    “Baruch Ata Ado’nai, Elo-heinu Melech ha’olam ha’rav et riveinu, ve’ha’dan et dinenu, ve’ha’nokem et nikmatenu, he’ha’meshalem gmul lecol oivei nafshenu, ve’ha’nifra lanu mitzareinu. Baruch Ata Ado’nai, ha’nifra le’amo Israel mi’col tzareihem, ha’El ha’moshia.”
    “Bendito sejas tu Senhor, Nosso D’us, Rei do universo, que luta nossas batalhas, julga nossos julgamentos, vinga nossas vinganças e pune os inimigos de nossas almas, fazendo os que nos molestam pagarem o preço. Bendito sejas tu Senhor, que age pelo Povo de Israel perante a todos que os molestam, o D’us da salvação.”

  13. Lamentável o ocorrido, principalmente por serem povos que deveriam serem coirmão, e por isso também irmão, filhos da escrava, mas o que vemos é uma inimizade ao extremo.
    Amo todo povo de Israel e a todos os Judeus que vivem em outras nações, e dou graças aos 144 mil Judeus que o Senhor levantará para levar o povo a crer que Jesus foi, é e será sempre o Cristo da promessa, e jamais acreditar no que está planejando sentar-se no trono de Moisés, enganando-os e levando-os à destruição.
    Maranata vem Jesus.

  14. Feliz Purim e que o ETERNO abençõe o seu povo, paz em Jerusalém!!!

  15. Como foi difícil presenciar de perto tudo que aconteceu com esta família. No dia eu estáva bem perto do local. Quando soube das notícias no dia seguinte, com um grupo que estava comigo na Universidade Hebraica fazendo um curso de especialização, ficamos pasmos com o que tinha acontecido. Havíamos acabado de ter uma aula sobre os conflitos arábes-israelenses quando, no dia seguinte, soubemos dos fatos ocorridos. Pena que a mídia internacional não passa para o mundo o nível do ódio que os palestinos nutrem por Israel. Sabemos qual é o propósito de D’us nisto tudo, por mais que possa parecer aos nossos olhos humanos que Deus não se importa com o povo a quem Ele escolheu. Mesmo sendo um herdeiro das promessas de Abrãao em Yeshua, como oliveira brava que fui enxertado na boa oliveira, tenho que admitir que todas as promessas do Pai para com Israel serão cumpridas. D’us o abençoe e continue te usando com ousadia, determinação e sabedoria. Shalom Adonai!

  16. Que a paz de D’eus esteja com vocês.Estou no Brasil (Natal ,Rio Grande do Norte) orando pela paz em Israel

  17. Apesar de Hamã ter sido enforcado há cerca de 25 séculos, vemos a sua presença criminosa e indesejável em pleno século 21! São os piores inimigos dos judeus: Mahmoud Ahmadinejad (ditador iraniano), os terroristas palestinos que só sabem odiar e matar, e muitos outros. O país não deveria estar dividido. Quando Deus prometeu a terra a Abraão e sua descendência não havia Cisjordânia! E os territórios conquistados na Guerra dos Seis Dias que foram devolvidos? Nada disto resultou em uma paz duradoura!

  18. No Salmos 122 v 6 diz: Orai pela paz em Jerusalém…, então como povo de Deus, vamos orar e clamar por este povo que é chamada por Deus de nação santa, para que possam resistir e vencer seus inimigos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: