Publicado por: noticiasdesiao | 3 de dezembro de 2010

TRAGÉDIA EM ISRAEL

COMUNIDADE INTERNACIONAL AJUDA ISRAEL
Miguel Nicolaevsky do Cafetorah e Agências Internacionais

Israelenses observam avião combatendo as chamas

Até agora já foram reconhecidos os corpos de 36 dos mortos no incêndio que devasta um parque na região de Haifa, em Israel. Até agora a tragédia já ceifou a vida de 40 pessoas. Um dos feridos em estado grave é uma coronel da polícia que foi responsável as primeiras evacuações no Kibbutz Beit Oren no Monte Carmelo.

Por volta das 23:00 desta quinta, 2, começaram a ser evacuados mais dois bairros da cidade druza de Ussfia. O incêndio que havia começado junto aos bairros ao sul da cidade de Tirat Hakarmel foi controlado e afastado da população.

Por volta das 00:00h já haviam sido evacuados cerca de 12.000 pessoas. Os moradores estão sendo alojados em abrigos temporários no centro do país.

Durante a madrugada cerca de 300 moradores de um dos bairros mais nobres de Haifa foram evacuados. O local conhecido como Denya é recinto da elite israelense na cidade localizada no alto do Monte Carmelo.

Na manhã desta sexta, 3, os primeiros aviões oriundos da Grécia chegaram e já estão ajudando a apagar o incêndio. A estrada 4 que liga a região ao sul do país, uma das principais do país, foi interditada por causa do fogo que está se dirigindo para a região ocidental em direção ao mar.

Bombeiro de Petah Tikvah observa avião fazendo incursão sobre as chamas

O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, pediu nesta quinta-feira ajuda a quatro países para tentar controlar o devastador incêndio florestal que atinge a cidade de Haifa, no norte do país, considerado um dos maiores do país.

“Netanyahu acaba de falar com dirigentes da Grécia, Chipre, Itália e Rússia com o objetivo de mobilizar aviões de luta contra incêndios desses países para ajudar a combater o fogo”, afirma comunicado do governo israelense.

“É um desastre em uma escala que nunca vimos antes”, disse o premiê. “Estamos usando todas as forças do Estado para lidar com este desastre e resgatar aqueles que estão feridos e parar o incêndio”.

As chamas deixaram ao menos 40 guardas mortos, quando o ônibus em que viajavam pegou fogo.

Um porta-voz da Autoridade Israelense de Prisões assegurou ao Canal 1 que o ônibus ficou preso pelo fogo quando se dirigia para a prisão, onde os guardas ajudariam na transferência de prisioneiros do centro penitenciário Damon, localizado no Parque Nacional Carmel.

“O ônibus ia a caminho da prisão de Damon para reforçar o pessoal a fim de transferir os prisioneiros de maneira segura a outras prisões”, explicou Yaron Zamir.

A rádio israelense informou ainda que o fogo já avançou por centenas de hectares, e que o kibutz de Beit Oren, um hotel e uma penitenciária precisaram ser esvaziados. A Universidade de Haifa também anunciou a retirada de alunos e professores de seu campus.

Iniciado em vários pontos e favorecido por rajadas de vento de 30 km/h, além de temperaturas em torno dos 30°C, o incêndio foi declarado às 11h30 local e obrigou o bloqueio de várias estradas.

Fontes: Notícias de Sião, Cafetorah e Agência Folha
Fotos: AFP

Anúncios

Responses

  1. Dói bem lá dentro de mim, sou solidário ao povo de Israel, lamento o que ocorre. É bom ainda ver algumas poucas nações ajudando ao povo escolhido, embora não saibamos politicamente sua real intenção, mas não há nada encoberto que não virá a ser descoberto. Lamentável que o Brasil não se manifestou enviando ajuda ou pelo menos se oferecendo para ajudar, pelo contrário, ouvimos a mídia brasileira e internacional bombardear nossos olhos e ouvidos com a decisão do país ser o primeiro a reconhecer o estado palestino nos moldes de 1967, isto é um golpe em minha crença de o Brasil ser um país pacífico. Por favor escreva sobre isst em um de seus próximos posts.

  2. Estou muito triste com a grande queimada que se abateu sobre Israel. Estou rezando todos os dias pedindo ao Eterno que envie chuvas para ajudar apagar os incêndios.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: