Publicado por: noticiasdesiao | 11 de maio de 2010

A ESPERANÇA

HATIKVA, O CANTO DA ESPERANÇA.

Imigrantes chegando em Israel: Um povo livre. Na sua terra!

Um amigo pediu-me (por e-mail) a letra do Hino de Israel. Resolvi fazer mais: Um texto especial contando a história do hino, sua inspiração, sua gênese e, claro, sua letra.

A ESPERANÇA

Enquanto no fundo do coração
Palpitar uma alma judaica,
E em direção ao Oriente
O olhar voltar-se a Sião,
Nossa esperança ainda não estará perdida,
Esperança de dois mil anos:
De ser um povo livre em nossa terra,
A terra de Sião e Jerusalém.

Quando penso no Hatikva, uma cidade sempre me vem à mente: Petach Tikva. Como estou morando na Região do Sharon, sou vizinho de Petach Tikva, que fica aqui do lado. Dá para ir caminhando. Passei por lá diversas vezes e foi onde comprei a maquina com as quais tenho tirado as fotos que você vê aqui no Blog. É uma cidade moderna, pujante. Na moderna Petach Tikva destacam-se enormes esculturas no formato de flores multicoloridas. Estão por todos os lados, nas ruas, praças e canteiros centrais. Indiscutivelmente é uma das mais belas cidades israelenses.

Mas, quando passo por Petach Tikva sinto uma renovação no meu espírito sionista. Afinal de contas, foi a fundação dela, em 1878, que inspirou um jovem de 22 anos a escrever a letra do atual Hino de Israel.

Petach Tikva foi o primeiro assentamento judaico na então denominada Palestina e a notícia se espalhou por todo o mundo judaico no Galut (Diáspora). Em Zolochiv, na Ucrânia, vivia o jovem Naftali Herz Imber que quando ouviu falar da fundação deste pioneiro assentamento sentiu que a Profecia de Ezequiel 37 estava prestes a se concretizar.

Petach Tikva significa “Portal da Esperança” em Hebraico. Quando O ETERNO, D’us de Israel, descreveu para Ezequiel a condição em que Seu povo ficaria em razão da sua desobediência, revelou-lhe o que diriam os judeus: “Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança”.

Ao saber da fundação do Portal da Esperança, o jovem Imber vislumbrou ali o início do cumprimento da profecia e publicou, em 1878 mesmo, no seu livro “Barkai” (“A Estrela da Manhã”) o poema Tikvateynu (“A Nossa Esperança”).

O poema de Naftali Herz Imber correu o mundo e, obviamente, chegou à Terra Santa. Em 1888, na cidade de Rishon Lezion, um pouco mais ao sul de Tel Aviv, vivia um jovem fazendeiro, imigrante da Moldávia, chamado Samuel Cohen. Este, usando uma “colagem” de diversas músicas populares apanhou os principais versos do poema e musicou-os com a atual melodia.

Para você que acompanha o Blog NOTÍCIAS DE SIÃO, fiz uma tradução livre do poema de Naftali Herz Imber. Conheça agora a íntegra do texto que inspirou o Hino de Israel:

A NOSSA ESPERANÇA

Enquanto no fundo do coração
A alma judaica ainda anseia
E adiante, em direção às extremidades do oriente
Um olho para Sião espia

Nossa esperança ainda não está perdida
A esperança antiga
De retornarmos à terra dos nossos pais
A cidade onde David acampou.

Enquanto as lágrimas de nossos olhos
Fluírem como chuva benevolente
E multidões de nossos compatriotas
Homenagearem as sepulturas dos (nossos) pais

Enquanto o nosso precioso Muro (das Lamentações)
Aparecer diante de nossos olhos,
E sobre a destruição do nosso Templo
(Pousar) O nosso olhar em lágrimas.

Enquanto as águas do Jordão
Na plenitude, encher suas margens
E (para baixo) para o Mar da Galiléia
Em ruído (borbulhante) descerem

Enquanto nas estradas estéreis
O humilhado (olhar) as portas da cidade
E entre as ruínas de Jerusalém
A filha de Sião ainda chorar

Enquanto lágrimas puras
Fluírem dos olhos de uma filha da minha nação
E chorando olhar à noite para Sião
Ela ainda se levantará no meio da noite

Enquanto as gotas de sangue das nossas veias
Fluírem indo e voltando
E sobre as sepulturas dos nossos pais
Gotas de orvalho ainda caírem

Enquanto o sentimento do amor da nação
Pulsar no coração do judeu
Nós ainda podemos esperar
Que um Deus irado possa ter piedade de nós.

Ouve, ó meus irmãos, nas terras do exílio
A voz de um dos nossos visionários
(Dizendo): Somente (com a volta) do último judeu
Chegará ao fim a nossa esperança!

Há hoje, na Internet, milhares de referências ao hino de Israel bem como milhares de gravações em áudio e vídeo. Há dois anos, num ato de apoio a Israel que aconteceu no Memorial da América Latina, eu tive a oportunidade de filmar milhares de brasileiros – sendo que a maioria era composta por gentios! – cantando o Hatikva. Assista abaixo a esta bela manifestação de apoio a Israel feita pela população de São Paulo.

Anúncios

Responses

  1. “Aproximou-se dele um dos escribas que os ouvira discutir e, percebendo que lhes havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
    Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
    Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.
    E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.” Marcos 12:28-31

  2. NÃO TEMAIS Ó BICHINHO DE JACÓ, NEM SE ATEMORIZE, POIS O SENHOR TEU DEUS É CONTGO, ALELUIA!!!, AMO TODOS OS JUDEUS E ORO TODOS OS DIAS PARA QUE ISRAEL SEJA LIVRE DOS SEUS INIMIGOS, E SABEMOS QUE JESUS JÁ O VENCEU NA CRUZ DO CALVÁRIO, DERROTADO E DESTRUIDO ESTÁ, SÓ FALTA SER LANÇADO NO LAGO DE FOGO JUNTAMENTE COM TODOS AQUELES QUE AMALDIÇOAREM A ISRAEL, JÁ ESTÃO AMALDIÇOADOS E SERÃO LANÇADOS NO LAGO DE FOGO, TENHO É PENA DAQUELES QUE SE LEVANTAM CONTRA ISRAEL. POR FAVOR ENVIE AO NOSSO PRESIDENTE LULA, OS VIDEOS DOS TERRORRISTAS ARABÉS, PRA ELE SABER COM QUEM ELE ESTÁ SE METENDO, ELES NÃO AMAM NEM A ELES MESMO, SÃO ALTAMENTE ENDEMONIADOS, SERVOS DO DIABO, ELES SÓ FAZEM O QUE O PAI DELES MANDAM FAZER, MENTIR O TEMPO TODO ENGANADO A MUITOS ATÉ O NOSSO PRESIDENTE ESTÁ SE DEIXANDO ENGANAR POR ELES, DEUS TENHA MISÉRICORDIA DE NÓS BRASILEIROS, POIS SABEMOS PELA PALAVRA DE DEUS QUE ESTE É O POVO QUE ELE ESCOLHEU DESDE DO PRINCIPIO, PARA O ADORAR.E SEI QUE DEUS TEM UMA PROMESSA SOBRE ELES DE BENÇÕES, POR ISSO NÃO PARO DE ORAR POR ISRAEL, AMO TODOS OS JUDEUS, PORQUE AMO A DEUS.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: